MariaMiguel baby kids e home living, a ornamentar cantos e encantos

Como a marca produz peças para bebés, há uma grande preocupação em usar linhas antialérgicas

As marcas MariaMiguel baby kids e home living trazem aos seus clientes um pedaço de Portugal e da sua cultura. Entre linhos e algodões, os bordados da Lixa.

Tudo começou com uma brincadeira. Um desafio. E, num piscar de olhos, a MariaMiguel baby kids tornou-se realidade. E nasceu para um nicho de mercado que valoriza dois tipos de produtos distintos, que esta marca junta: os enxovais de bebés, à semelhança dos tempos antigos, e os bordados à mão tipicamente portugueses. Essa longa tradição varia entre distritos e cidades. Na MariaMiguel, privilegiam-se os bordados da Lixa.

“Gostávamos que os certificassem e que lhes dessem o devido valor”, afirma Vera Cunha Guimarães, fundadora da marca.

Vera tem a indústria têxtil enraizada na família. Já trabalhou em marcas nacionais e internacionais. E bordar é um dos seus passatempos. Não pensou duas vezes em trazer esse gosto para o seu projeto. “O conceito principal da marca foram os bordados”. O primeiro passo foi procurar a bordadeira a quem a mãe encomendava os trabalhos. “A senhora Fátima da Lixa tem 14 bordadeiras. Enviamos-lhe os desenhos” e elas fazem magia nos tecidos.

E por falar em tecidos, estes também seguem a tradição portuguesa. Como a marca produz peças para bebés, há uma grande preocupação em usar linhas antialérgicas. Fibras de algodão e linho. Que acabam por também ser usadas na MariaMiguel Home Living, um ramo da marca que nasceu há cerca de um mês, mais direcionada para a decoração, com enfoque em guardanapos, sacos de pão e abafadores de bule.

“As oportunidades vão surgindo. As pessoas vão pedindo e nós tentamos cumprir”, completa Vera. “O objetivo é impor os bordados da Lixa”.