Liquid-Land, a sustentável beleza do pinhão

O teor de óleo representa cerca de 50% da semente

Óleo facial Liquid-Land é feito de forma natural e sem desperdício a partir da semente do pinheiro. Chegou a era do “ouro branco” e do “caviar da floresta”.

As mãos “luminosas e hidratadas” das pessoas que extraem o óleo de pinhão para fins alimentares foi o primeiro sinal. Seguiu-se um “estudo científico” que tornou evidente que este produto funcionava como “ouro nas mãos”. E assim nasceu a Liquid-Land, uma marca portuguesa, 100% natural, que acaba de lançar no mercado um óleo facial de pinhão, que respeita os valores e a essência da Natureza.

“Os resultados mostram que, se utilizarmos este óleo de pinhão durante 28 dias consecutivos de forma bidiária, vamos ver o aumento dos níveis de hidratação na pele e a atenuação das linhas das rugas”, explica Cristina Cardoso, gestora da marca, sublinhando que a ideia é aproveitar estas características em benefício daquele que é o maior órgão do corpo humano: a pele. A começar pela do rosto, que é muito sensível.

A empresa compra pinhão mediterrânico (que tem qualidades superiores), com certificação biológica, a produtores nacionais. É prensado a frio para extrair o óleo sem destruir as propriedades e depois fica a repousar durante 30 dias, prazo durante o qual as impurezas descem e o óleo fica limpo.

Até agora, a indústria cosmética não aproveitava as características “únicas” desta semente, “conhecida como o ouro branco ou o caviar da floresta”, o que faz deste creme facial algo inovador, conta Cristina Cardoso. A empresa, sediada em Lisboa, pretende no futuro vir a desenvolver outros produtos nesta área da cosmética.

Há cuidado em “respeitar o que a Natureza nos dá”, assegura a gestora. As propriedades do produto são integralmente resultado da essência do pinhão mediterrânico, não existindo qualquer processamento, aditivos, preservantes ou aroma artificial. É um “produto 100% vindo da Natureza” que “respeita o ciclo de crescimento e desenvolvimento do pinheiro e do pinhão”, refere a marca.

Cristina Cardoso

O teor de óleo representa cerca de 50% da semente e, para não haver desperdício, a massa restante é enviada para outros países, onde é aproveitada para fazer farinha para a indústria panificadora.

O produto, à venda no site por 87 euros a embalagem de 30 ml, vai ao encontro das tendências de mercado. A cosmética vegana ou orgânica tem vindo a crescer, com os consumidores a manifestarem cada vez maior preocupação com a origem das matérias e impacto dos produtos no ambiente.