Limpar a cara, cuidar do ambiente

Limpar e hidratar o rosto, reduzir o desperdício, poupar. As marcas não facilitam (Foto: AdobeStock)

Toalhitas reutilizáveis que removem a maquilhagem são feitas com materiais naturais e orgânicos, menos nocivos ao Planeta. Para usar, lavar e voltar a usar.

O ritual de limpeza do rosto, quer seja diário, quer seja menos frequente, exige cuidados de beleza. Mas não só. O Planeta importa, os consumidores são exigentes, o mercado anda atento, não dorme. As toalhitas desmaquilhantes reutilizáveis são uma opção cada vez mais evidente. Do lado de quem utiliza, do lado de quem produz. Usar e deitar fora? Já não tem de ser assim.

Catarina Barreiros, formada em arquitetura, foi stylist de moda, trabalhou em marketing digital, cruzou-se com a cosmética, criou a Do Zero, loja online de produtos amigos do ambiente, projeto onde explora temáticas ligadas à sustentabilidade. Tem toalhitas desmaquilhantes reutilizáveis, 100% algodão, produzidas manualmente com tecidos excedentes de fábricas nacionais. De várias cores e padrões. Podem ser lavadas à mão, pontualmente na máquina, até 40 ºC, para manter a suavidade do tecido.

A poupança é em toda a linha. “Na produção, na embalagem, no transporte, no descarte. Na água, na energia, na matéria-prima. Para não termos um gasto hídrico e carbónico”, diz. “Compramos os tecidos para dar-lhes um fim tão nobre para o qual foram produzidos, são bonitos e agradáveis ao toque”, adianta.

Limpar e hidratar o rosto, reduzir o desperdício, poupar. As marcas não facilitam. É a sustentabilidade, é o ambiente, é o bem-estar de quem usa, é a saúde do Planeta. A Naua Natural Care, marca de cosmética natural portuguesa, tem discos desmaquilhantes reutilizáveis, feitos de forma artesanal, 100% de algodão orgânico, formato quadrado para evitar o desperdício. Duas faces distintas, uma mais suave para a zona dos olhos, abertura na base que permite usar como luva. Lavam-se à mão ou na máquina a 30 ºC, é recomendada a utilização de amaciador.

A Emoh, de Moreira de Cónegos, investe numa lógica de circularidade, aposta na reutilização e na reciclagem, tem toalhitas desmaquilhantes reutilizáveis, vendidas em packs de cinco. De um lado, 100% linho, do outro, 100% algodão, por respeito à pele e ao ambiente. Nascem das sobras de fábricas portuguesas e são também quadradas para reduzir o desperdício.

A Bambaw tem discos desmaquilhantes reutilizáveis, fabricados em fibra de bambu, para todos os tipos de pele, vêm com saco de lavagem. A Maria Granel tem à venda discos para limpar a maquilhagem de algodão biológico, reutilizáveis, lavados à mão ou à máquina com água quente, em embalagem biodegradável, 100% compostável. A marca que os produz apresenta-se como seguidora de uma abordagem de design ecológico. O ambiente, acima de tudo.

Naua | Natural care | Toalhitas faciais 8,90 euros
Bambaw | Discos desmaquilhantes | 9,45 euros
Zélio | Toalhitas desmaquilhantes | 6,99 euros
Close | Toalhitas reutilizáveis | 2,99 euros
Emoh | Toalhitas desmaquilhantes | 12,95 euros