Levar hotéis e clientes a medir consumos para serem mais sustentáveis

A Noytrall desenvolveu um sistema de monitorização e acompanhamento de consumos de água e eletricidade em diversas tipologias de alojamentos

Sistema criado pela Noytrall permite monitorizar água e eletricidade e recompensa os hóspedes que sejam amigos do ambiente.

Não podemos gerir o que não conseguimos medir. Não podemos mudar comportamentos se não percebermos onde estamos a errar. Este é o ponto de partida da Noytrall, uma startup nascida em Coimbra pelas mãos de Miguel Onofre, Miguel Clemente e Diana Ferreira, que quer contribuir para tornar os alojamentos turísticos mais sustentáveis.

Para isso, a Noytrall desenvolveu um sistema de monitorização e acompanhamento de consumos de água e eletricidade em diversas tipologias de alojamentos. Nos quartos são instalados equipamentos de medição que permitem recolher dados rigorosos, aos quais os gestores acedem através de uma plataforma, descobrindo quanto gasta cada hóspede e o custo da limpeza e manutenção dos quartos.

“A hotelaria precisa de mais informação, não pode viver à conta de médias e estimativas para calcular os consumos dos hóspedes, pois muitas vezes isso é desfasado da realidade”, diz Miguel Onofre. O jovem empresário também considera que não basta “investir em equipamento físico para aumentar a sustentabilidade, é preciso atuar nos comportamentos”.

Daí que aos hóspedes seja disponibilizada uma aplicação na qual podem acompanhar os consumos desde o check-in ao checkout. Esta é uma forma de os incentivar a adotarem práticas mais sustentáveis, já que recebem alertas e desafios. Conforme o comportamento, acumulam pontos que depois podem ser trocados por vouchers ou descontos em parceiros aderentes.

Miguel Onofre, juntamente com Miguel Clemente e Diana Ferreira, fundaram em Coimbra a startup Noytrall

A ideia tem vindo a ganhar distinções. A última chegou da parte da Organização Mundial do Turismo, que incluiu a Noytrall no rol dos 15 vencedores da última “Awake Tourism Challenge”, uma iniciativa focada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Miguel Onofre vê neste reconhecimento um estímulo para a startup continuar a crescer e espera que ajude a atrair o investimento necessário para avançar para o mercado com mais robustez.

Para já o sistema está em testes em três unidades hoteleiras e há mais seis interessadas (pré-venda), todas em Portugal. Uma delas, que ainda está em construção, pretende que o sistema não abarque apenas os quartos, estendendo-se à cozinha, espaços de atividades e outras divisões. Há outra na qual estão a tentar medir também o consumo de gás. De outros países, como Espanha e Camboja, já chegaram pedidos de informação.