Lenço de seda: aquele toque final que faltava

Tanto mulheres como homens estão a aderir à tendência

Num penteado, como top, atado à alça da bolsa ou como pulseira. Os lenços de seda são versáteis, adequam-se a todas as ocasiões. Tanto dão um ar descontraído como elegante.

A história do lenço de seda é antiga. Foi durante o reinado da rainha Vitória do Reino Unido (1837-1901) que estas peças se tornaram um símbolo de luxo e status. Atualmente é muito mais do que um simples acessório que se usa ao pescoço ou na cabeça. Por isso, as marcas estão a apostar nesta peça para outras funcionalidades. Há quem faça deles cintos, pulseiras, quem os use como top e como apontamento nas bolsas.

A criadora da marca de lenços My Name is Rose, Rosa Maria, afirma que tanto mulheres como homens estão a aderir à tendência. Embora a maioria do seu público-alvo seja feminino, “há também muitos homens a comprar para usarem, por exemplo, no bolso”.

Estas peças têm diversos tamanhos. No caso da marca My Name is Rose, a proprietária diz que os mais procurados são os de 90×90. Culpa da atriz Grace Kelly, que imortalizou a imagem do lenço de seda na cabeça. “No nosso país, de vez em quando, corre um vento, e esta peça é ótima para proteger o cabelo”, tal como fazia o já falado ícone da moda. Adicionando também um ar elegante ao visual”, aconselha Rosa Maria.

Cátia Carriço é especialista em marketing de moda e explica o porquê deste acessório ser um dos favoritos no momento. “O lenço é sempre uma peça que adiciona um toque requintado ao look, quer seja num estilo mais boho – ao ser usado na cabeça, atado à cintura, numa bolsa ou na asa de uma cesta -, ou até num estilo mais moderno e elegante, atado ao pescoço, por exemplo.”

A especialista também afirma que é uma tendência que veio para ficar. “Na verdade, os lenços são intemporais, usam-se sempre”. Nestes últimos anos, aponta, “têm-se manifestado de uma forma mais marcante no street style”.

Assim, para os que possuem um estilo mais elegante e minimalista o conselho é que usem “os mais acetinados, atados ao pescoço”. Já para quem é mais criativo ou bohemian, a aposta deve ser nos “mais coloridos, com padrões divertidos e floridos”.

Versace Jeans Couture | 200 euros
Gucci | 170 euros
Zara | 9,99 euros
Decenio | 49,95 euros
Lion of Porches | 99,99 euros
My Name is Rose | 24 euros