Jornalista da NM recebe prémio “Desporto com Ética 2022”

Ana Tulha, jornalista da "Notícias Magazine", foi distinguida com o Prémio de Imprensa “Desporto com Ética”

Primeiro prémio foi entregue à jornalista Ana Tulha pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, numa cerimónia que decorreu na Universidade do Minho.

Em causa, um artigo sobre os campeões do mundo de andebol em cadeira de rodas publicado em dezembro do ano passado, na “Notícias Magazine”. O trabalho conta a história de quatro atletas que se sagraram campeões mundiais, destacando o feito alcançado pela equipa portuguesa. O artigo, assinado por Ana Tulha, pode ser lido aqui.

No segundo lugar, na categoria Imprensa Desportiva/Generalista, ficou o trabalho “Auxílio às jogadoras afegãs parou com a guerra na Ucrânia”, publicado no jornal “A Bola”, com a assinatura de Pedro Cadima. Em terceiro, ficou “Ética e valores no desporto”, um trabalho de César Santos, Daniel Leal, João Tinoco e Marina Faria, publicado na revista “SportMagazine – Revista de Treino Desportivo”.

“No bairro da Urmeira o amanhã nasceu de uma barraca”, de Diogo Cardoso Oliveira (Público), “Ainda estou vivo, sobrevivi”, de Rodrigo Coimbra (Zerozero.pt) e “Uma ‘grande equipa’ feita de liberdade”, de Pedro Barata (Expresso), receberam menções honrosas.

Na Imprensa Regional, o grande vencedor foi Emanuel Pereira, do jornal “As Beiras”, com o trabalho “Jovens afegãs encontraram na Académica um mundo mais feliz”.

O Prémio de Imprensa “Desporto com Ética” é promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto, e pelo Clube Nacional de Imprensa Desportiva (CNID), e visa “incentivar e premiar textos originais sobre temas relacionados com a ética no desporto, publicados na imprensa regional e/ou na imprensa desportiva e imprensa generalista, escrita e online”.