Jaguar F-Pace: sem rugas e com novo coração

A nova versão P400e tem motorização híbrida, com 400 cavalos, e uma autonomia de cerca de 50 quilómetros em modo elétrico

Os designers tiveram um trabalho de cirurgião estético, eliminando as rugas de um corpo elegante. E o coração pode, agora, dividir-se entre a gasolina e a eletricidade.

Olhando para as linhas do F-Pace custa a crer que tenha sido lançado em 2016, tão atuais continuam. Subtis retoques refrescaram-lhe a frente, com novos faróis, grelha aumentada e pintada de negro, maiores entradas de ar, bossa no capô mais vincada e traseira redesenhada. Renovado também o interior, que continua a agradar pelo desenho, qualidade dos materiais e espaço, onde se destaca um novo sistema de infoentretenimento. O volante tem boa pega, mas podia ser mais pequeno e os comandos nele integrados mais intuitivos.

A grande novidade está na motorização híbrida plug-in, com 404 cavalos e 640 Nm de binário, passados às quatro rodas por uma caixa automática de oito relações. Em modo elétrico conseguimos fazer 47 quilómetros e, esgotada a bateria, os consumos (algo elevados) atingiram os 8,6 l/100 km em cidade. O comportamento em estrada ressente-se das quase 2,2 toneladas de peso e a direção não ajuda, sendo pouco informativa. O F-Pace é para ser desfrutado sem brutalidade, permitindo assim viagens com um elevado nível de conforto. O P400e custa a partir dos 88 510 euros.

  • Equipamento
    A unidade ensaiada tinha diversos opcionais, destacando-se o Driver Park Assist, com assistência nos ângulos mortos ou monitor de saída.
  • Carregamento
    Pode ser carregado em oito horas numa tomada doméstica, em duas horas e meia numa wallbox ou em meia hora (até 80%) num carregador rápido.
  • Dimensões
    Mede 4,74 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,66 m de altura. A distância entre eixos é de 2,87 metros e a bagageira tem 485 litros de capacidade.