“Harmoniza-te”, um projeto para cuidar de colaboradores das instituições sociais

A reação foi “muito positiva” e a intenção é “não deixar cair o projeto, torná-lo anual”

Moimenta da Beira trabalha para tornar “Harmoniza-te” um evento anual e prepara mais ações para evitar desgaste e tornar profissão apetecível.

A Câmara de Moimenta da Beira colocou em marcha um projeto que pretende cuidar dos colaboradores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, aqueles que asseguram os serviços e atenção que os idosos e outras franjas vulneráveis da população necessitam. A resposta envolve várias atividades de promoção e valorização do bem-estar físico, mental e social e da autoestima dos profissionais. Já deu lugar ao evento “Harmoniza-te” e há mais atividades e benefícios na calha.

“Os colaboradores das IPSS também são merecedores de cuidados e, nesta fase de alguma ressaca da recente pandemia de covid-19, tudo se agravou”, conta o vereador Hugo Bondoso, explicando que foi a partir das dificuldades relatadas pelo setor durante uma atividade desportiva, no ano passado, que nasceu a ideia. Quem trabalha nas IPSS já desempenhava funções exigentes, pelas responsabilidades, desgaste físico ou horários, uma vez que as instituições funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, durante todo o ano. Com a pandemia, ficaram a braços com novos trabalhos e preocupações, um esforço que leva anos e tem testado os limites das capacidades físicas e psicológicas de quem vive esta realidade.

Tudo isto tem contribuído para tornar o trabalho no setor social “pouco atrativo”, o que se tem refletido na dificuldade de contratação de novos colaboradores para as instituições. Foi para mudar este panorama que a Autarquia promoveu o Harmoniza-te, que incluiu um conjunto de sessões motivacionais e de relaxamento direcionadas para os colaboradores das diferentes IPSS, com experiências tão diversas como workshops de massagens, ioga ou biodanza.

A reação foi “muito positiva” e a intenção é “não deixar cair o projeto, torná-lo anual”, revela Hugo Bondoso. Por isso, pretende-se repetir este “evento-âncora” no próximo ano e, entretanto, “avançar com mais algumas ações e benefícios cujo objetivo é “valorizar o trabalho deste exército [cerca de 250 colaboradores] que, diariamente, está no terreno a apoiar os nossos seniores”.

“A preocupação com esta comunidade é algo permanente. Apercebemo-nos que temos de ter uma atenção com os cuidadores.”