Há 90 anos de crocodilo da Lacoste ao peito

Para comemorar as nove décadas da peça, a marca lançou cinco estilos e modelos para agradar aos seus diferentes fiéis seguidores

O polo, peça clássica da Lacoste, está de parabéns. Celebra um aniversário repleto de história e tradição.

O ano era 1933. Num court, algures por aí, jogava-se uma partida de ténis. Camisas de manga comprida, calças plissadas e cinturas adornadas com cintos. Era o uniforme de lei. Mas não agradava a todos. Desconforto era o que sentia um tenista francês enquanto praticava. Por isso, surgiu-lhe uma ideia: cortar as mangas da camisa, para que pudesse ter mais flexibilidade e liberdade nos movimentos dos braços. Mesmo tendo contrariado as regras impostas na época, esse simples gesto criou uma revolução e o nome do atleta nunca mais foi esquecido. René Lacoste, até então apenas tenista, tornou-se no inventor de uma peça de roupa que até aos dias de hoje perdura – o polo.

Entre a evolução das décadas, das estações e das tendências de moda, o ícone da marca mantêm-se. Com uma pequena mudança aqui ou uma pequena alteração acolá, a essência é imutável. É assim que hoje, 90 anos mais tarde, o polo continua a encantar e a agarrar os consumidores. “O polo é um clássico, uma peça intemporal”, afirma Catherine Spindler, diretora-executiva-adjunta da Lacoste. “Isso permite-nos respirar uma nova energia criativa a cada estação. Continuamos a reinventá-lo, através de novos padrões, cores, materiais, detalhes ou até edições especiais.”

Para comemorar as nove décadas da peça, a marca lançou cinco estilos e modelos para agradar aos seus diferentes fiéis seguidores. As variações oscilam entre a moda, o estilo de vida, o desempenho e a elegância. Cinco “expressões criativas e inovadoras”. O L.12.12, que segue as linhas clássicas do polo original; o Paris Polo, inspirado na alfaiataria, com corte mais justo; o Movement Polo, desenhado para um estilo de vida mais atual, mais criativo e ecológico; o Polo Tennis, a aliança entre o desporto e a moda; e o Polo Golf, desenhado para a modalidade, que respeita os códigos da disciplina.

“Esta peça incorpora as dimensões desportivas e de moda da nossa maison. Esses dois elementos são parte integrante do nosso ADN. O polo expressa perfeitamente a visão moda-desporto da Lacoste”, resume Catherine Spindler.