H2ON. Poupar dinheiro e água, gota a gota

O mecanismo H2ON acaba de ser lançado pela empresa municipal Águas de Gaia

H2ON é o novo serviço da Águas de Gaia que monitoriza gastos, alerta para padrões fora do normal e eventuais fugas. Um mecanismo gratuito, amigo do Ambiente e da carteira das famílias.

É um serviço personalizado e gratuito, feito à medida de cada cliente, simples e eficaz, com várias funcionalidades. O H2ON monitoriza gastos e consumos de água e avisa quando alguma coisa não bate certo. Os alertas podem significar fugas desconhecidas e uma fatura mais leve ao fim do mês. Reduzem-se perdas de água, respeita-se o Ambiente. Notificações preciosas, portanto.

O mecanismo acaba de ser lançado pela empresa municipal Águas de Gaia para um universo de 140 mil clientes. “A principal funcionalidade é alertar para consumos anormais de água, fugas que se desconhecem, um autoclismo que está a pingar e que não se dá conta, por exemplo”, adianta Miguel Lemos Rodrigues, presidente da Águas de Gaia. A tecnologia permite cruzamento de dados, médias de faturas. A arquitetura do H2ON é complexa, com algoritmos e inteligência artificial, mas a forma de usar é simples, que é o que realmente importa.

Qualquer coisa fora do comum, há alerta via email. O cliente verifica se o consumo excessivo tem ou não explicação, se há ou não uma fuga injustificável, se a água dada como consumida é água perdida. A partir daí, age em conformidade. “Permite tomar as devidas cautelas e providências para que não tenha um contínuo exponencial de gasto de água, uma conta que não estava à espera e que cria bastantes constrangimentos ao fim do mês”, exemplifica o responsável.

O H2ON dá mais informações. O aviso de corte de abastecimento de água num determinado dia, num certo horário, ora devido a uma rutura inesperada, ora por necessidade de manutenção da rede, seja por que motivo for, é enviado para o email do consumidor. Tudo mais direto e imediato, além dos respetivos avisos no site e nas redes sociais.

“H2ON é um serviço de alerta que simplifica a vida do cliente”, sublinha Miguel Lemos Rodrigues. As vantagens estão à vista: poupa-se água, evita-se desperdício, descobrem-se fugas, previnem-se gastos desmesurados sem justificação. O presidente da Águas de Gaia salienta ainda a proximidade e a confiança dos clientes que o serviço proporciona e que, em breve, enviará alertas também para o telemóvel. O H2ON exige registo por dois motivos: para atualizar contactos e para cumprir as regras da proteção de dados.

Por outro lado, a Águas de Gaia tem contadores inteligentes em algumas casas num projeto-piloto que pretende massificar ao longo de 2023. A telemetria ao serviço dos consumidores que permitirá ter informação mais rigorosa e em tempo real. Gota a gota, para melhorar a performance do H2ON.