Gravatas: está na hora de dar o nó

Zara | 22,95 euros

As gravatas usam-se com ou sem formalidade, isentas de estatuto. Em várias larguras, cortes, tecidos e padrões, expressam o estilo de cada um, com margem para ousar.

As últimas semanas de moda provaram, quer na passarela como na primeira fila, que a gravata está em voga e não só no universo masculino. As mulheres emprestam-lhe versatilidade, usando-a também à cintura ou na cabeça, como se fosse uma fita do cabelo ou bandana. Já os homens continuam a mostrá-la ao pescoço, a combinar com o gosto ou ocasião.

O consultor de imagem Guilherme Castro Ramos reconhece que “os tempos mudaram e, muito devido à pandemia, houve uma notória quebra de formalidade do vestuário masculino, inclusive em alguns ambientes corporativos como a banca”. No entanto, garante que “uma gravata ajuda a criar um outfit elegante”.

Mesmo numa época mais informal, a sócia-gerente da Vandoma Ties, Ana Lisa Sousa, não tem dúvidas de que “a gravata está na moda”, acompanhando novamente “um maior cuidado na forma de vestir”. Isso não significa propriamente um regresso ao clássico, como explica a empresária: “Se por um lado temos maior procura pelos padrões lisos e falsos lisos, provocado pela tentativa de combinar com os vestidos nas cerimónias, na Vandoma temos o oposto, com procura por padrões diferenciados, desenhos vintage e tecidos com misturas e acabamentos diferentes do habitual”.

Ana Lisa celebra o facto de os “jovens de 18 anos” voltarem a usar gravata, sendo as “de malha, que eram as preferidas dos nossos avós”, as mais procuradas por essa geração.

Na hora de escolher. Guilherme Castro Ramos tem quatro dicas que vale a pena fixar. Para o especialista em moda masculina, “a largura ideal para uma gravata é entre 7 a 8 centímetros” e não é preciso gastar muito dinheiro, pois “existem gravatas de boa qualidade a preços acessíveis”. “Invista numa gravata de seda natural, pois o brilho acrescenta elegância ao look”, aconselha, sugerindo ainda “gravatas lisas ou com um micro padrão, que são mais fáceis de coordenar com as camisas e os casacos”.

Com arrojo, a escolha deve encaixar no estilo de cada um na hora de dar o nó na medida certa.

Zebra of Portugal | 28 euros
Vandoma | 49,90 euros
Dustin | 29,95 euros
Emporio Armani | 100 euros
Alexander McQueen | 130 euros