Gorila tratada como macho dá à luz e surpreende zoológico

Se Sully tivesse passado por algum tratamento, os profissionais já teriam descoberto o seu verdadeiro sexo mais cedo

O espanto foi geral. O nascimento aconteceu há dias no zoológico e aquário de Columbus, no estado americano do Ohio.

O espanto foi geral. Uma fêmea de gorila de oito anos deu à luz para a surpresa dos tratadores, que a consideravam uma macho. O nascimento aconteceu há dias no zoológico e aquário de Columbus, no estado americano do Ohio. A mãe do bebé, Sully, que mora no zoológico com sua progenitora e outros gorilas desde 2019, apareceu com um bebé nos braços para surpresa de todos. Segundo explica um comunicado do zoo, “é difícil dizer o sexo dos gorilas mais jovens”. Até terem perto de oito anos, ambos os sexos têm aproximadamente o mesmo tamanho, sem órgãos sexuais proeminentes. E só à medida que envelhecem é que machos e fêmeas se tornam sexualmente diferentes.

Além disso, os gorilas raramente mostram sinais externos de gravidez porque os recém-nascidos são mais pequenos do que os bebés humanos e, como se sabe, os gorilas têm abdómenes grandes. Se Sully tivesse passado por algum tratamento, os profissionais já teriam descoberto o seu verdadeiro sexo mais cedo, mas ali vigora o método de só intervir quando é absolutamente necessário por razões médicas.

Para não cair no mesmo erro, o zoológico já veio garantir que o bebé da gorila é uma fêmea, segundo revelou um exame visual e fotografias enviadas a um especialista em primatas. Entretanto um exame de ADN também vai dizer quem é o pai do mais novo habitante do zoo.