Escolhas de Marco Martins: metáfora extrema, inquietação constante

“Great Yarmouth - Provisional figures”, o novo filme de Marco Martins, estreia nos cinemas a 16 de março. Com Beatriz Batarda, Kris Hitchen, Nuno Lopes e Rita Cabaço (Foto: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Escolhas culturais do cineasta e encenador Marco Martins.

Manual Para Mulheres de Limpeza

A escrita de Lucia Berlin é o mais fabuloso e elegante exercício de autoficção com que me confrontei recentemente. Uma escrita como uma faca, perto do pulsar da respiração. Uma inquietação constante que nos deixa deslumbrados a cada página, a cada conto. As suas histórias falam sempre através dos corpos de pessoas marginais, excluídas, gente na linha da sobrevivência social, dependentes de álcool e droga, e falam sempre dela.


O Livro da Patrícia

Da autoria de David-Alexandre Guéniot, é um livro de amor e que fala de amor. É também um livro sobre imagens. Mas na verdade é uma espécie de romance devastador sobre a morte. Parece fora do seu tempo e é devastador por isso. Como todos os grandes photobooks é inclassificável.


III Guerra Mundial

O cinema iraniano renova-se, apesar da crescente repressão e censura. Esta é uma metáfora extrema, um filme quase absurdo, de Houman Seyedi, sobre um homem muito pobre que sobrevive nas ruas de Teerão, até assumir o papel de Hitler.