Escolhas culturais de Eva Ângelo: mulheres visíveis, transporte e uma voz

Estreia a 16 de fevereiro “Morada”, filme documental realizado por Eva Ângelo sobre a experiência de mulheres cinéfilas, entre os 70 e os 90 anos, no Porto

Escolhas culturais da cineasta Eva Ângelo.

Joana Craveiro

O contacto com os textos de Joana Craveiro é precioso. Dramaturga, antropóloga, atriz, encenadora, realizou recentemente o documentário “Elas também estiveram lá”, sobre a invisibilidade das mulheres em acontecimentos históricos. A sua escrita cruza diferentes figurinos em que a recolha de histórias de vida é central na construção de narrativas em que memória e poesia são traços essenciais. O humor subtil é outra força irresistível na sua obra.


Joana Craveiro

A sua cinematografia é uma forte experiência sensorial, “transporte” puro. É surpreendente a forma como trata a dignidade na errância, a escolha dos lugares/atmosferas. Uma alternativa de acesso à sua obra é a coleção “Béla Tarr Volume I e II”, com design e ilustrações belíssimas de Rui Guerra.


Inês Meneses

É uma voz singular. Nas suas entrevistas ouvimos conversas. Nelas viajamos entre questões das mais simples e triviais às mais complexas e contraditórias. “Fala com ela” e “O amor é”, com Júlio Machado Vaz, na Antena 1, são companhia regular.