EASIER, um jogo para fazer exercício físico

Aplicação desenvolvida na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro chega à população de Vila Real em setembro e pretende continuar a crescer, para ajudar a combater o sedentarismo.

Pode um jogo no telemóvel estimular a prática de exercício físico? Este foi o ponto de partida do projeto EASIER – hEalth And wellneSs promotIng gamE platfoRm, uma aplicação para telemóvel nascida na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) que alia a atividade física com a tecnologia e gamificação para combater o sedentarismo.

Muitas sociedades ocidentais, explica Nuno Leite, investigador responsável pelo projeto na UTAD, deparam-se com “problemas de excesso de peso e obesidade”. Em Portugal tem sido feito um esforço para combater o problema, mas, segundo os últimos dados do Eurobarómetro do Desporto e Atividade Física, 73% da população não se exercita ou pratica desporto.

Esta aplicação pretende dar um contributo para lidar com o problema, estimulando a prática de atividade física e transformando-a em algo divertido. No jogo, os utilizadores vão acumulando recompensas em função do tempo que passam a caminhar ou a executar outras tarefas físicas, progredindo em patamares que foram construídos tendo em conta as orientações da Organização Mundial de Saúde, “que indicam que a população deve, em média, praticar exercício físico três vezes por semana, durante 30 minutos”.

Os investigadores mapearam percursos no concelho de Vila Real, particularmente na zona histórica, e o telemóvel vai detetando os padrões motores dos jogadores, reconhecendo agachamentos e outras atividades.

Na mira dos jogadores vai estar o combate às alterações climáticas. Mas poderão vir a ter outras vantagens, já que os investigadores pretendem envolver empresas ligadas ao exercício, saúde e seguros, que darão benefícios consoante a progressão no jogo.

O projeto, financiado pelo Portugal 2020, decorre de uma parceria entre a UTAD, a Sistrade – Software Consulting e a Movimento 180º Consultores (entidade promotora), com o apoio do Município de Vila Real.

O jogo, que recorre a uma linguagem intuitiva para poder ser usado tanto por jovens como pessoas idosas que não dominem bem as tecnologias, está pronto e foi testado em maio junto de pessoas de varias faixas etárias. Agora está a ser otimizado e, em setembro, deverá ser disponibilizado à população de Vila Real. No futuro pretende-se mapear percursos noutras áreas, abrindo o jogo a mais utilizadores.