Susana Romana

Dino D’Santiago, Zelensky, o novo selecionador e os ataques no Brasil

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

O Brasil recupera da invasão ao Congresso, que foi planeada por WhatsApp. Tenho, apesar de tudo, de dar a mão à palmatória. Eu ainda nem sequer consegui organizar os jantares de Natal todos, o que fará uma invasão com milhares de pessoas.

2

Foram detidas várias centenas de pessoas, prevendo-se um processo complexo. Se calhar era boa ideia simplesmente fechá-los todos na casa do Big Brother Brasil e meter a render.

3

No meio de tudo isto, Bolsonaro estava na Florida. É um destino que faz sentido, já que está lá a Disneylândia – local que parece que os seus fãs mais chalupas acreditam ser real.

4

Por cá, foi apresentado o novo selecionador nacional. Trata-se de Roberto Martínez. Algumas pessoas que ainda não saíram de 1640 ficaram chocadas por ser um espanhol. Como é que ele prestará vassalagem a Cristiano Ronaldo e a Kátia Aveiro se nem nasceu cá?

5

Foi, aliás, uma semana difícil para os acérrimos defensores dos símbolos nacionais. O cantor Dino D’Santiago lançou o desafio de se pensar numa futura alteração do hino nacional, retirando-lhe caráter bélico. Isto desencadeou, ironicamente, uma guerra nas redes sociais. Contra os teclados, marchar, marchar.

6

A TAP paga 450 euros mensais de Uber a diretores e administradores que não receberam um BMW, depois da não renovação da frota. Calma, eram para lhes ter dado a todos trotinetas, mas não quiseram chatices com a Câmara Municipal de Lisboa.

7

O presidente ucraniano Zelensky entrou na cerimónia dos Globos de Ouro para garantir que “não haverá III Guerra Mundial”. Ora aí está um conceito que Hollywood não consegue perceber: sequelas que ninguém pediu.

8

O Noma, tido como melhor restaurante do Mundo, vai fechar em 2024. René Redzepi, chef do restaurante dinamarquês, diz que “é insustentável.” Entretanto, foi acusado de dar péssimas condições aos seus funcionários. Mas salgar pratos com lágrimas de precários é muito mais orgânico.

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 15 de janeiro – número 1599 – da “Notícias Magazine”]