Dicas para prolongar a vida dos ramos de flores

O "Consultório de jardinagem" desta semana, por Sofia Manuel.

Recebi um raminho de flores no dia de São Valentim. Como posso mantê-las vivas durante mais tempo? Todos os anos morrem num instante.
João Bastos, pergunta recebida por email

Se tal como o nosso leitor recebeu um raminho de flores na semana mais romântica do ano, trago-lhe cinco dicas infalíveis para manter essas chamas, a do amor e a da botânica, acesas por mais tempo (a ver se ainda vamos a tempo):

Corte do caule na diagonal: ao aparar a base do caule na diagonal vai fazer com que este não assente no fundo da jarra, o que facilita a absorção de água pela flor;

Evitar que as folhas fiquem debaixo de água: Quaisquer folhas que estejam presentes no caule estão proibidas de ficar submergidas! PRO-I-BI-DAS! Apodrecem muito facilmente e contaminam a água, contribuindo para o entupimento e apodrecimento do caule da flor;

Dar-lhes água morna: Tal como nós, as flores apreciam água bem morninha (entre 38 a 40 graus). A temperatura ajuda a que as flores absorvam a água mais facilmente. Este é um pequeno truque que faz os nossos raminhos rejubilar. No entanto, flores que crescem a partir de bolbos (como as túlipas, por exemplo) já não apreciam este banho quentinho.

Longe da fruta: Tenho a certeza que conhece o típico truque da avó que dizia que deixar kiwis perto das maçãs ajudava ao seu amadurecimento. Pois bem, isto acontece devido a um gás libertado pela maçã chamado etileno. Como pode imaginar, este gás vai também atuar nas flores provocando um envelhecimento mais rápido. Mas não se preocupe, pode continuar a ter maçãs à sua volta, humanos estão livres de perigo;

Juntar um nada de lixívia: Não, prometo que não endoideci! A lixívia é um poderoso aliado contra fungos e bactérias. Uma colher de chá para um litro de água é mais do que suficiente para manter o meio desinfetado.

Trocar a água: renovar a água ao nosso raminho é essencial, quaisquer elementos do outro mundo que se estejam a formar irão pelo cano abaixo. De dois em dois dias é mais do que suficiente.

Até ao próximo (talvez não tão romântico) Consultório de Jardinagem.

Sofia Manuel, designer de jardins e autora de “A Tripeirinha”

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde e Finanças pessoais. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].