Dicas para gerir melhor o seu dinheiro mensal

O "Consultório de Finanças Pessoais" desta semana, por Carina Meireles.

Como posso melhorar a gestão do meu orçamento?
Carlos Bastos, pergunta recebida por email

Uma das atitudes mais importantes a considerar na gestão das finanças pessoais passa por saber otimizar o seu orçamento de forma a conseguir reduzir custos ou mesmo cortar em certas despesas que possam criar um impacto significativo na sua vida financeira. Logo, independentemente do valor do nosso rendimento, é importante tomarmos as decisões mais acertadas e repensar os nossos gastos da forma mais inteligente para, por exemplo, priorizarmos certos custos mensais. Para isso, aqui ficam algumas despesas que pode olhar com outros olhos e cortar ou reduzir de forma a melhorar significativamente o seu orçamento:

1) Faça sempre uma lista do que vai precisa de comprar, quando e porquê.

Pode e deve colocar perguntas em tudo o que compra, nomeadamente pensando quanto tempo teria que trabalhar para comprar o que está a pensar. Desta forma vai fazer com que tome consciência e analise se faz mesmo sentido. Fazer uma lista do que pretende comprar vai ajudar a organizar e priorizar as suas despesas, como no supermercado. Veja, ao detalhe, a sua despensa e frigorifico, antes de colocar a anotação do que precisa para não comprar coisas que não são necessárias verdadeiramente.

2) Faça uma análise aos seus débitos diretos.

Sabe quais são os seus débitos diretos? Se não sabe é uma boa altura para repensar se todos eles fazem sentido e não está a pagar por algo que não está a utilizar ou a usufruir verdadeiramente, como por exemplo, um ginásio, onde pode estar a pagar por um serviço que não utiliza com regularidade.

3) Analise as suas despesas variáveis (luz, gás e água).

Costuma acompanhar estas despesas? Já analisou as suas faturas? Então está na altura de ver se tem a melhor solução do mercado adequado às suas necessidades. Não pode cortar estas despesas, mas pode encontrar forma de reduzir o custo através da análise da concorrência que nestes casos pode fazer a diferença.

E já sabe que tudo conta e faz a diferença, logo tenha em consideração que estas são algumas das opções pelas quais pode e deve reduzir despesas, criando impacto direto na sua vida financeira e tornando a sua gestão mais eficiente e eficaz.

Carina Meireles, especialista em finanças pessoais e empresariais

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças pessoais e Sustentabilidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].