De Naomi Campbell a Barbra Streisand, o ano de fotos lendárias

Amber Valletta, Irina Shayk, Natalia Vodianova, Marta Ortega, Naomi Campbell, Christy Turlington, Karlie Kloss e Karen Elson

“Steven Meisel 1993 A Year in Photographs.” Exposição na Corunha é uma viagem às capas de revista de há 30 anos.

Naomi Campbell, Linda Evangelista, Claudia Schiffer ou Barbra Streisand. São imagens icónicas das mais altas figuras da moda dos anos 1990 a cobrir paredes inteiras e a levar-nos numa viagem – ora a cores, ora a preto e branco – até ao imaginário das capas de revista de há 30 anos. Num antigo hangar industrial da zona portuária da Corunha, cidade espanhola fora dos grandes circuitos culturais e a poucas horas de carro de Portugal, a exposição “Steven Meisel 1993 A Year in Photographs” (a primeira do lendário fotógrafo), que inaugurou em novembro, fechou 2022 com mais de 37 mil visitantes. O melhor? A entrada é gratuita e pode ser vista até 1 de maio.

Claudia Schiffer

Mas comecemos pelo princípio. Steven Meisel, que cresceu em Nova Iorque obcecado por moda e fotografia, é um dos fotógrafos de moda mais relevantes das últimas décadas e impulsionador de muitas das carreiras de supermodelos nos anos 90 (Linda Evangelista tinha apenas 17 anos quando começaram a trabalhar juntos). O maestro da fotografia abriu o álbum de 1993, ano decisivo no seu percurso, preenchido por colaborações com a “Vogue”, que resultou em 28 capas e mais de 100 editoriais para a revista. Esta mostra fotográfica reúne o trabalho de Meisel nesse ano, numa era antes do Instagram e do tsunami do digital. É feita de retratos que escreveram páginas na história da moda.

Linda Evangelista

E a Corunha tem razão de ser. É que a exposição é promovida por Marta Ortega Pérez, presidente da Inditex, cuja sede é aí mesmo, através da fundação que tem o seu nome (Fundación MOP). E que há muito admira o trabalho de Steven, estampado no facto de ser ele o autor de fotos de campanha da Zara nos últimos anos. A mostra, no porto galego banhado pelo Atlântico, fica a dois passos do centro da cidade, numa zona que estava votada ao abandono antes de ser tomada pela atmosfera cultural.

Marta Ortega Pérez, presidente da Inditex, na inauguração da exposição, ao lado de Naomi Campbell
Desde novembro, a mostra, que expõe imagens icónicas já recebeu mais de 37 mil visitantes
Isabella Blow
Brent King
Marlon Richards