Jorge Manuel Lopes

Como dominar este estado de ansiedade


Crítica musical, por Jorge Manuel Lopes.

Em 2020 e 21, o ambiente físico e mental semeado pela pandemia propiciou a transição de alguns artistas, em especial da música eletrónica dançável, para a criação de peças ambientais conducentes à meditação, uma fuga sensorial que melhor ajudasse a lidar com o alarme sanitário e o confinamento global. Abundaram as mixtapes com músicas em estado de levitação, uma preciosa indústria artesanal em que se destacou o veterano produtor britânico Richard Norris com as peças semanais de 20 minutos “Music for healing”, entretanto vertida para vários discos.

Um outro veterano da música de dança, nascido no norte de Inglaterra, George Evelyn experimentou em primeira mão a razia que os anos de chumbo da covid-19 aplicou ao ecossistema das discotecas e clubes. Evelyn reside em Ibiza, tem um caminho de louvor cravado desde os anos 1990 sob a designação Nightmares on Wax, e no início de 2023 chegou a sua vez de revelar uma obra contemplativa. Lançada em formato digital através da sua editora de sempre, a Warp, “Re​-imagineering meditation mix” é uma composição em oito capítulos (também disponível numa “Continuous mix” de 56 minutos, o formato ideal) que habita um lugar onde a música ambiental, o jazz e a composição contemporânea se confundem.

Aqui, uma frase de cinco notas, saltando em bicos de pés ao longo das pedras de um lago, é observada e repetida sob vários pontos de vista. O mais ténue dos silvos orquestrais entra e sai de cena, um piano elétrico (muito Air) acaricia-nos a espaços, há pontuais observações extrovertidas. Nos momentos em que a frase central faz uma pausa, sobra uma malha de sinais enviados para o espaço. No seu minimalismo eloquente, evoca uma versão mais subtil de “Promises”, o celebrado álbum de 2021 de Floating Points com Pharoah Sanders e The London Symphony Orchestra.

Lúdico, de um hipnotismo solar no qual o ouvinte mergulha sem dar por isso, “Re​-imagineering meditation mix” transporta uma estranha forma de otimismo. A partir da sua doçura já se vislumbra o verão. Adeus ansiedade, adeus stress.