Como acabar com as pragas de pulgões

O "Consultório de jardinagem" desta semana, por Sofia Manuel.

Apareceram-me uns bichinhos verdes nas folhas novas das minhas plantas, o que são e o que faço?
Renata Leal, pergunta recebida por email

Pela descrição do bichinho ponho as mãos no fogo que a praga a viver sem pagar renda nas plantas da leitora são pulgões. Estes são uns bichinhos verdes, gordinhos, que se encontram, normalmente, nas partes mais recentes das nossas plantas, sejam botões de flores ou folhas novas. Vamos entender, estes bichinhos possuem uma estrutura que lhes permite perfurar a planta e sugar a sua seiva, e este processo torna-se bem mais fácil em zonas da planta que não estejam completamente desenvolvidas pois são mais fáceis de perfurar.

Apesar de parecerem relativamente inofensivos, multiplicam-se muito rapidamente e podem acabar por provocar o enfraquecimento da planta.

Vamos a três dicas para nos vermos livres destes bicharocos:

– Atacar fisicamente: a primeira coisa a fazer é enchermo-nos de coragem, pegarmos num paninho húmido, e retirarmos todos os bichinhos que encontrarmos. Sim, isso mesmo que está a pensar, à mão. Se lhe fizer muita impressão sugiro uma boa mangueirada/chuveirada na planta. A pressão da água vai retirá-los facilmente.

– Inseticida: Como a minha casa tem dois gatinhos e um cãozinho prefiro sempre optar por inseticidas mais naturais que mantenham os meus filhos de quatro patas seguros. A um litro de água junte uma colher de sopa de sabão azul e branco ralado. Utilize água morna para dissolver. Quando estiver já fria é só borrifar nas plantas afetadas uma vez por semana até a praga desaparecer definitivamente.

– Analisar: Uma das causas para o aparecimento destas pragas está por vezes associado à falta de cuidados adequados com a sua plantinha. A planta está a receber a quantidade de luz necessária para ser feliz? A rega está a ser adequada? A fertilização está em dia? Este é sem dúvida o primeiro passo para uma plantinha saudável e que consiga mais facilmente resistir aos ataques destas pragas sanguinárias.

Boas exterminadelas e até ao próximo Consultório Jardinagem!

Sofia Manuel, designer de jardins e autora de “A Tripeirinha”

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças pessoais e Sustentabilidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].