Collants para pernas bem “vestidas”

Gucci | 250 euros

Formais ou mais atrevidos, os collants completam visuais modernos, vincando estilos distintos.

No inverno que atravessamos, mas também na primavera que se segue, os collants são o aliado perfeito para usar vestidos, saias ou calções sem risco de passar frio, mantendo o estilo. Para gostos mais conservadores, as sugestões clássicas são sempre opção. No entanto, a moda acolhe propostas mais arrojadas, com cores, padrões ou texturas que emprestam alegria aos visuais, trazendo “novas possibilidades

e combinações”, como nota a consultora de imagem Margarida Ribeiro.

Em finais de setembro, num megaevento promovido pela Calzedonia, em Paris, várias estrelas nacionais e internacionais inspiraram looks atrevidos, apontando os holofotes para as pernas, que continuam em destaque. A influência faz-se notar nas ruas e Margarida alerta que, “ao escolher a cor dos collants, devemos ter em consideração sempre a cor do sapato, o volume da perna e a imagem que pretendemos transmitir”. Segundo a especialista em coloração, “se ao usar um sapato ou bota preta optarmos por uma meia da mesma cor criamos uma ilusão ótica de maior comprimento das pernas e, consequentemente, parecemos mais altas. Ao mesmo tempo, trazemos uma imagem mais monocromática que transmite elegância e sofisticação”.

Seja uma meia opaca, semiopaca ou até com fantasias e texturas, o preto é sem dúvida a principal escolha de todas as mulheres. No entanto, a profissional admite que se pode pensar noutras opções através dos “pretos coloridos, que são cores escuras como azul-noite, azul-marinho, roxo-escuro, verde-escuro e bordô”. Esta é uma boa dica “para quem quer arriscar além do preto”, assegura Margarida.

Corações, frases, flores e geometrias variadas descrevem outras sugestões: “Os collants estampados são uma ótima forma de emprestar alguma textura ou diferenciação a um look monocromático”. Em prol da sintonia, é essencial “haver uma cor em comum com o que se veste”.

Outro ponto a ter em conta é o número de deniers, ou seja a espessura dos fios que torna os collants mais ou menos opacos. Margarida recomenda que em contextos mais formais e empresariais se exibam “collants até 15 de densidade”, enquanto “num contexto empresarial mais casual podemos utilizar uma densidade 20 ou 50”. Há densidades para todos os gostos, sempre com margem para detalhes originais, como se percebe pelas novidades que começam a chegar às lojas, a adivinhar os dias primaveris que não tarda estão aí.

Lady Woman | 14,50 euros
Falke | 26 euros
Calzedonia | 6,95 euros