Citroën C5 X: ainda se fazem tapetes voadores

Os preços começam nos 36 322 euros (gasolina com 130 cavalos) e culminam nos 48 141 (híbrido plug-in)

Com o C5 X, a Citroën regressa ao segmento dos familiares com uma proposta esteticamente diferente e um conforto de alto nível.

O X representa uma clara piscadela de olho aos míticos CX e XM, modelos que cimentaram a reputação da marca francesa no domínio do conforto. Este C5 inova no estilo, sendo difícil encontrar uma categoria onde se enquadre (não é SUV, carrinha ou berlina), destaca-se pelo invulgar conforto e, nesta versão híbrida plug-in, pelos baixos consumos. Conseguimos 45 quilómetros de autonomia elétrica e terminamos o ensaio com uma média bem aceitável de 7,1 l/100 km.

Os 225 cavalos de potência combinada movem sem esforço os 1770 quilos deste topo de gama francês. Mas desde as primeiras curvas que ficou claro que o “C” não é de “corrida”, mas sim de “conforto”. Mesmo os avessos à adjetivação têm de render-se a esta suspensão Ativa Citroën Advanced Comfort®, que, conjugada com os bancos do mesmo nome, aquecidos e com massagem, permitem horas de condução sem necessidade de fisioterapia…

Os preços começam nos 36 322 euros (gasolina com 130 cavalos) e culminam nos 48 141 (híbrido plug-in).

  • Dimensões
    O C5 X tem 4,80 metros de comprimento, dois de largura e 1,48 de altura. A bagageira leva 485 litros.
  • Equipamento
    A versão de topo está bem equipada. Destacamos o ar condicionado automático ou o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativa.
  • Segurança
    O ecrã tátil de 12 polegadas tem um interface intuitivo e reatividade correta. Mas resulta pouco atraente.