Cinco vinhos “verdes” do Alentejo que vale a pena conhecer

(Foto: Freepik)

Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo continua a crescer. E não faltam bons exemplos para levar à mesa.

Produzir uvas e vinho de qualidade e de forma economicamente viável, protegendo ao mesmo tempo o meio ambiente, foi o desafio que a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana – organismo que controla, protege e certifica os vinhos do Alentejo – decidiu desenvolver há precisamente uma década. E a verdade é que o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, projeto que tem na Universidade de Évora o principal parceiro, começa a dar frutos. Nesta altura, conta com 638 membros, que representam cerca de 60% da área de vinha, e 13 produtores certificados. Pois este bloco de provas é exclusivamente dedicado a alguns desses pioneiros alentejanos que cumprem com os 171 requisitos exigidos. Empresas que provam ser possível tornar a região sustentável na produção de uva e de vinho. Boas provas.


Herdade dos Lagos Touriga Nacional 2021

Alentejo
Herdade dos Lagos
Touriga-Nacional
9,50 euros

Junto a Vale de Açor de Cima, a norte de Mértola, é produzido este magnífico Touriga-Nacional, com assinatura de Helena Ferreira Manuel (viticultura) e de Marta Verena Pereira e Carsten Heinemeyer (enologia). Um tinto que se destaca pelo aroma a cacau e café e por uma boca com apontamentos picantes.


Adega Mayor Seleção Bio Tinto 2021

Alentejo
Adega Mayor
Aragonez, Castelão e Trincadeira
10,99 euros

Os enólogos Rui Reguinga e Carlos Rodrigues apresentam um tinto genuíno, delicado, fresco e multifacetado, capaz de bem harmonizar com os mais diversos pratos. Muita e boa fruta, taninos polidos, acidez equilibrada. Um elegante todo-o-terreno.


Coelheiros Branco 2022

Alentejo
Herdade de Coelheiros
Arinto e Antão Vaz
11 euros

Um vinho que enche as medidas de quem gosta de desfrutar de um branco fresco, aromaticamente atestado e com uma acidez fascinante. Os apontamentos cítricos, em que prevalece a casca de tangerina, conferem-lhe alma e elegância. Mais uma edição de sucesso do produtor de Igrejinha, Arraiolos.


Monte da Capela Reserva Branco 2019

Alentejo
Casa Clara
Arinto, Antão Vaz e Verdelho
11 euros

O reconhecimento que a família Roque do Vale tem recebido ao longo dos anos é inteiramente merecido. Neste vinho, o aroma a baunilha e mel ecoa na boca, onde se revela saboroso e untuoso, embora a frescura seja sempre a linha mestra da prova. Belo trabalho enológico de Alexandra Mendes.


Herdade dos Grous Moon Harvested 2021

Alentejo
Monte do Trevo
Alicante Bouschet
24,99 euros

Vindimado segundo os princípios milenares da influência da Lua, os amantes da casta Alicante Bouschet têm neste tinto do produtor de Albernôa, arredores de Beja, uma magnífica opção. Muita fruta preta madura, madeira no ponto, redondo, excelente sabor. Luís Duarte sempre a somar pontos.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto