Cinco vinhos verdes brancos para o verão

(Foto: Pexels)

Bom tempo reclama opções aromáticas e refrescantes.

O verão é, tradicionalmente, o período preferencial para fazer soltar as rolhas de Vinho Verde. A vindima de 2022 foi de excelente qualidade, como se comprova neste bloco, e a região dá passos significativos na valorização dos seus produtos. As exportações continuam a crescer – já são mais de uma centena os países que os recebem –, assim como a produção nas categorias com preço tradicionalmente superior. Boas provas.


Cazas Novas Origem 2020

Vinho Verde
Soc. Agr. Casal de Ventozela
Avesso
20 euros

Em Santa Marinha do Zêzere, Baião, em pleno vale do Douro, mas ainda na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, o projeto da família Cunha Coutinho com a casta Avesso já leva mais de uma década de muito e bom trabalho. Como se constata neste Origem 2020, pleno de expressão aromática, frescura, mineralidade, com madeira na dose certa e final estaladiço. Excelente trabalho enológico de Diogo Lopes.


3 Lagares 2022

Vinho Verde
Caves da Cerca SA
Arinto, Loureiro e Azal
3,75 euros

Os apreciadores dos verdes brancos tradicionais têm neste 3 Lagares uma opção interessante, seja como aperitivo ou como parceiro de refeições mais ligeiras. O produtor de Telões, Amarante, apresenta um vinho que se destaca pela leveza, frescura e irreverência. Nariz frutado, com apontamentos cítricos e tropicais. Na boca, exibe acidez equilibrada. Trabalho competente da enóloga Nídia Martins.


Naperão Branco Grande Escolha 2022

Vinho Verde
Barcos Wines
Loureiro, Alvarinho, Trajadura e Arinto
4,20 euros

Alargar horizontes honrando as origens. A Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez é um belo exemplo de como se pode (e deve) aliar tradição e modernidade. Mais: este Naperão Branco Grande Escolha 2022 é a cereja no topo do bolo dessa inteligente forma de trabalhar. Muito floral, mostra-se fresco, sedoso, intenso e saboroso. Mérito do enólogo José Antas Oliveira.


Quinta da Lixa Pouco Comum Alvarinho 2022

Vinho Verde
Quinta da Lixa
Alvarinho
5,89 euros

A Quinta da Lixa, em Vila Cova da Lixa, Felgueiras, continua a construir de forma sustentada o caminho de sucesso que a torna tão popular entre os amantes do Vinho Verde (quarto maior produtor da região; 7,4 milhões de garrafas por ano). Este Pouco Comum Alvarinho 2022 possui as qualidades de um Alvarinho jovem e destaca-se pelas notas limonadas e pelo sabor – complexo, harmonioso e fresco.


Quinta do Tamariz Vinha de Cantim Reserva 2020

Vinho Verde
Tamariz Wines
Loureiro, Arinto e Alavarinho
11 euros

A vinha de Cantim, exclusivamente Loureiro, junto ao solar da propriedade emblemática do Vale do Cávado, é a vinha mais antiga da Quinta do Tamariz e alimenta em 90% este precioso verde branco assinado por Jorge Sousa Pinto, Maria Francisca Vinagre e Joana Araújo. O Arinto e o Alvarinho ofereceram-lhe importante complexidade que o tornam tão apetitoso em refeições. Magnífico.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto