Cinco vinhos tintos por esse Douro acima

(Foto: João Amorim)

Neste bloco de provas, vamos contra a corrente e revelamos uma mão-cheia de vinhos que fazem a diferença e que vale a pena conhecer.

Numa altura do ano em que os termómetros registam temperaturas altas, deixamos os brancos e os rosés de lado e subimos o Douro ao encontro de tintos de exceção. Sim, porque também no verão não faltam momentos para essas partilhas tão especiais. E não se acanhem de os refrescar entre os 16 e os 18 graus, que é a temperatura a que devem ser desfrutados. Boas provas.


Vallado Vinha da Granja Douro Tinto 2020

Douro
Quinta do Vallado
Tinta Roriz, Tinta Amarela, Touriga-Franca, Touriga-Nacional, Moreto, entre 32 castas
138 euros

Para dias muito especiais. Provém de uma única parcela que está entre as vinhas com menor produção por hectare a nível mundial (2800 kg). Francisco Olazabal e Francisco Ferreira apresentam-nos um tinto de perfil distinto e fresco, aroma concentrado, que se destaca no sabor pelos apontamentos minerais e por taninos lustrosos. Excelente.


Quinta do Pôpa Vinhas Velhas Tinto 2017

Douro
Quinta do Pôpa
Mais de 21 castas
29,90 euros

Dez anos depois da primeira edição, este blend feito na vinha continua a ser lançado apenas em anos em que o comportamento da parcela atende às expectativas do produtor de Adorigo, Tabuaço. Cada edição é única e esta revela um tinto recheado de frutos silvestres e especiarias. Harmónico e versátil. Polivalente e cosmopolita.


Mirabilis Tinto 2021

Douro
Quinta Nova
Tinta amarela e vinha centenária; seleção de barricas
150 euros

O projeto, nascido em 2011 na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, em Covas do Douro, é cada vez mais fiel aos seus princípios de ser um grande vinho para o Mundo. E é isso que a colheita de 2021, a sexta do tinto, transmite – classe e vivacidade, mérito de Ana Mota (viticultura) e Jorge Alves (enologia). As obras-primas não nascem por acaso.


Arribas do Côa Reserva Tinto 2013

Douro
Sotero Ferreira
Touriga-Nacional e Touriga-Franca
22,60 euros

Um magnífico exemplo do projeto familiar de Sotero Ferreira em Vila Nova de Foz Côa, que se estende ao azeite, ao mel e à amêndoa. Um Reserva Tinto 2013 com belíssima fruta bem madura e elegantes apontamentos de cacau. Caráter delicado, mas sem esconder a energia vibrante dos vinhos do Douro Superior. Perseverante e dominador.


Quinta do Estanho Grande Reserva Tinto 2019

Douro
Quinta do Estanho
Touriga-Nacional, Touriga-Franca e Tinta Roriz
24,99 euros

Na margem esquerda do rio Pinhão, em Cheires, Alijó, o legado de Jaime Acácio Queiroz Cardoso continua a ser honrado da melhor forma. Como prova este tinto, sabiamente trabalhado enologicamente por Luís Leocádio. Frondoso, repleto de fruta madura, com sólidos taninos e muita frescura. Madeira na dose certa. E ainda vai crescer em garrafa.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto