Cinco vinhos que merecem estar na sua mesa de Natal

(Foto: Freepik)

Três clássicos, uma novidade e uma preciosidade. Todos de excelência.

Cinco vinhos, outras tantas regiões. Três tintos, dois brancos. As celebrações natalícias reclamam as melhores opções. E aqui está uma mão-cheia de sugestões que ajudarão as iguarias da quadra a brilhar. Boas provas. Bom Natal.


Duas Quintas Reserva Tinto 2021

Douro
Ramos Pinto
Touriga-Nacional, Touriga-Francesa e Tinta da Barca
39 euros

A edição 2021 do Duas Quintas Reserva faz jus à boa tradição da Ramos Pinto. Complexo, fresco e macio, este criterioso blend proveniente de vinhos da Quinta de Ervamoira e da Quinta dos Bons Ares possui um magnífico ADN do Douro Superior. Explosão de fruta, aroma a especiarias e café, madeira no ponto. E elevado potencial de guarda.


Cem Anos de Silêncio 2022

Vinho Verde
Terra Escrita
Azal
18 euros

Maria João Babo e Augusto Freitas de Sousa honram a tradição familiar nesta primeira edição, nascida de cepas com quase um século de vida. Com viticultura dos irmãos Herculano e José Sorte e enologia do experiente Jorge Sousa Pinto, destaca-se pela elegância e por uma acidez perfeita. Em Mancelos (Amarante), acaba de nascer um branco de eleição.


Casa de Santar Vinha dos Amores Touriga Nacional 2017

Dão
Global Wines
Touriga-Nacional
27,99 euros

A mestria enológica de Osvaldo Amado volta a evidenciar-se neste clássico Touriga-Nacional da Casa de Santar. Muita fruta, bem estruturado, delicado, saboroso e com final persistente. O longo estágio potenciou os inúmeros predicados de um tinto dominador e expressivo, mas, também, solidário e elegante. Excelente.


Aleixo Branco Superior 1996

Bairrada
Real Cave do Cedro
Bical e Maria Gomes
45 euros

Desfrutar deste branco com mais de um quarto de século é uma experiência única. Produzido com duas castas nobres – a Maria Gomes também é conhecida como Fernão Pires –, estagiou 24 anos em garrafa, preservando as qualidades iniciais e revelando muitas outras. Cremoso, expressivo, delicado, requintado. Desafia os sentidos e perpetua-se na memória.


Ravasqueira Vinha das Romãs 2021

Alentejo
Ravasqueira
Touriga-Franca e Syrah
20 euros

Aquele que é um dos vinhos mais elogiados (e premiados) da Ravasqueira continua a trilhar o sucesso. Ano após ano, a viticultura de precisão e a enologia de Vasco Rosa Santos e David Baverstock merecem os mais rasgados elogios. Mineralidade e frescura, madeira (20 meses) muito bem integrada. E a certeza de que irá crescer em garrafa.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1.º, 4250-311 Porto