Cinco vinhos para conhecer em 2023

(Foto: Pexels)

"Resoluções" de ano novo que vão surpreendê-lo.

No arranque de mais um ano, uma mão-cheia de sugestões que merecem ser conhecidas. Três tintos, dois brancos, regiões distintas, preços diversos – muita qualidade. Tem 12 meses pela frente (ou bem mais) para os provar. E aprovar. Boas provas.


Quinta da Alorna Reserva das Pedras Tinto 2017

Tejo
Quinta da Alorna
Castelão
19,99 euros

Reserva das Pedras é a mais recente aposta premium da Quinta da Alorna. Um vinho de vinhas velhas plantadas há quase quatro décadas num solo arenoso que noutros tempos era dominado pelo rio Tejo. Extremamente elegante, fresco, com sedutores apontamentos de chocolate mentolado. O minucioso trabalho da enóloga Martta Reis Simões merece nota muito alta.


Entredocs Branco Arinto 2020

Região sem denominação de origem
Casa Relvas e Casa Santos Lima
Arinto
18 euros

Um branco surpreendente, resultado de uma estreita cooperação entre a Casa Relvas e a Casa Santos Lima, que, assim, extraíram inúmeras virtudes dos lotes de Arinto das regiões do Alentejo e de Lisboa dos dois produtores. A multiplicidade aromática, com citrinos e maçã verde na linha da frente, cativa. Assim como a madeira, na dose certa. Boa acidez e muita frescura.


QM Patriam

Vinho Verde
Quintas de Melgaço
Alvarinho
55 euros

O primeiro QM Patriam, um branco 100% Alvarinho, é um blend de quatro lotes (2017, 2018, 2019 e 2020) com estágio em inox e madeira. Um sonho antigo que a enologia de Jorge Sousa Pinto transformou em realidade de excelência. Com um nariz cítrico e floral, apresenta-se na boca intenso, mas sedoso e com uma harmoniosa acidez. A melhor homenagem à região de Melgaço.


Periquita Reserva Tinto 2020

Península de Setúbal
José Maria da Fonseca
Castelão, Touriga-Francesa e Touriga-Nacional
8,99 euros

Os êxitos sucedem-se. Este Reserva 2020 está ao mesmo nível das anteriores (e premiadas) colheitas. Acetinado, fresco, com notas de café e taninos polidos, revela-se envolvente. Não é fácil encontrar tanta qualidade a este preço. A equipa de enologia da José Maria da Fonseca honra a secular marca, conhecida por ser o primeiro vinho tinto engarrafado do nosso país.


Quinta Vale d’Aldeia Grande Reserva Tinto 2018

Douro
Quinta Vale d’Aldeia
Touriga-Nacional, Touriga-Franca, Sousão, Tinta Roriz e Tinta Amarela
36 euros

O Grande Reserva Tinto só é produzido em anos excecionais. E esta edição confirma isso mesmo. Poderoso, delicado e com enorme margem de progressão em garrafa. Desde Meda, José Reverendo Conceição assina um tinto cosmopolita, mas com a impressão digital do Douro Superior. Nariz exuberante, pleno de fruta vermelha madura, com apontamentos de especiarias e madeira.


NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto