Cinco vinhos brancos do Douro que acabaram de chegar ao mercado

(Foto: AdobeStock)

Se está a pensar reforçar a garrafeira para o Verão, aqui está uma mão-cheia de novidades que vale a pena conhecer.

São cinco brancos que acabam de se estrear no mercado. De fortes investimentos empresariais a projetos familiares que alimentam o passado de futuro. Ou o reluzente brilho do Douro. Boas provas.


Quinta da Boavista Vinha do Levante Grande Reserva Branco 2020

Douro
Arinto e Viosinho
Sogevinus Fine Wines
35 euros

É o primeiro branco da Quinta da Boavista e a mais recente novidade da icónica propriedade localizada na zona do Pinhão. Os enólogos Carla Tiago e Jean-Claude Berrouet (consultor do projeto desde 2013) apresentam-nos um vinho repleto de elegância, frescura, vivacidade e caráter. Uma estreia à imagem do produtor.


Chãos Branco 2021

Douro
Quinta de Chãos
Rabigato e Códega do Larinho
8,95 euros

Um branco que é a alma, o trabalho e o saudável improviso de Pedro Fernandes. E é, sobretudo, uma emotiva homenagem aos antepassados. Na aldeia de Provesende (Sabrosa), a herança recebida em chãos xistosos conheceu agora a luz do dia em forma de um vinho que surpreende pela complexidade, mineralidade, acidez e frescura. Um bom futuro.


Quinta da Rede Vinha do Pinheiro Branco 2019

Douro
Quinta da Rede
Arinto e Rabigato
40 euros

Mais uma aposta de sucesso de José Alves, que, quase duas décadas depois do regresso às origens de Mesão Frio, decidiu enveredar pelos vinhos de parcela e resgatar o Marão, tantas vezes esquecido. Com a sábia e criativa enologia de Paulo Nunes, este branco do Baixo Corgo tem na frescura cítrica a maior de muitas virtudes.


Bela Luz Branco 2021

Douro
Herdade do Rocim
Vinhas Velhas
27,90 euros

Com um processo de fermentação em carvalho francês e talhas de barro – um vinho com o ADN de Catarina Vieira e Pedro Ribeiro –, é a mais recente aposta da Herdade do Rocim, produtor alentejano que reforça o investimento no Douro. Um branco de Vinhas Velhas que seduz pela boa estrutura e pela marcada vivacidade. Promete crescer em garrafa.


Segredos do Poeta Branco 2021

Douro
Quinta do Poeta
Viosinho, Arinto e Alvarinho
9,80 euros

Quase um século depois de ter nascido em Aldeias (Armamar), o poeta Fausto José é homenageado pelos netos Gabriela e Nuno Santos com o lançamento de três vinhos de vinhas plantadas pelo avô e que marcam o início de um apaixonante projeto. O Segredo do Poeta encanta pela frescura e acidez naturais. Excelente relação qualidade-preço. Poesia.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto