Cinco tintos para abrir na Páscoa

(Foto: Pexels)

Do Douro ao Alentejo, passando pela Bairrada, por Lisboa e pelo Tejo.

Com a Páscoa a chegar, cinco vinhos tintos para abrir no almoço de domingo, em família, para acompanhar as diversas iguarias que enchem as mesas de todo o país. Um de cada região. Todos especiais. Boas provas.


Herdade do Peso Reserva Tinto 2019

Alentejo
Sogrape
Alicante Bouschet, Syrah e Touriga-Nacional
25 euros

O rótulo não é a única novidade da colheita 2019 desta referência, que com o Parcelas e o Revelado compõem a gama permanente da Herdade do Peso. A Touriga-Nacional (12%) estreia-se neste blend. Taninos consolidados e finos, frescura, final largo. Excelente trabalho enológico de Luís Cabral de Almeida.


Quinta do Gradil Tinto Alicante Bouschet 2019

Lisboa
Parras Wines
Alicante Bouschet
15,54 euros

Os apreciadores de Alicante Bouschet – a casta tintureira estrangeira mais portuguesa – têm neste tinto de 2019 da Quinta do Gradil um vinho de culto, não sendo, por isso, de estranhar o reconhecimento que tem conquistado. Cor bem carregada, aromas silvestres, destaca-se na boca pelo forte perfil taninoso e pela frescura atlântica.


Marquês de Marialva Tinto Grande Reserva 2013

Bairrada
Adega Cooperativa de Cantanhede
Baga e Touriga-Nacional
33,99 euros

Mais um exemplo do fantástico desempenho de Osvaldo Amado. O multipremiado enólogo bairradino é diretor da Global Wines, mas, ao abrigo de um acordo entre as instituições, também mostra serviço na Adega de Cantanhede. Como neste Grande Reserva de 2013. Frutado, acetinado, harmonioso, saboroso. Um tinto de muitos predicados.


Zimbro Tinto Grande Reserva 2019

Douro
Quinta do Zimbro
Touriga-Franca, Touriga-Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca
28 euros

Uma empresa familiar, fundada por Manuel Pinto Hespanhol e que tem agora, que celebra o 20.º aniversário, a geração seguinte a alimentar a alma do projeto, respeitando o passado e procurando conquistar o futuro. Pois este Grande Reserva 2019 sublinha isso mesmo – não lhe falta qualidade nem margem de progressão. O bom caminho está encontrado.


Conde Vimioso Sommelier Edition Tinto 2020

Tejo
Falua
Aragonez, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Syrah
8,49 euros

Um todo-o-terreno com luvas de pelica. Todo-o-terreno, porque é um tinto extremamente gastronómico; com luvas de pelica, porque revela uma delicadeza, uma frescura e uma harmonia que merecem nota alta. Um grande vinho, portanto, a que se tem de adicionar o facto de ser imbatível na relação qualidade-preço. Antonina Barbosa não brinca em serviço.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto