Cinco prendas de excelência para a garrafeira da mãe

Um tinto, um branco, um Porto, um licor e um gin. Para celebrar a família.

Neste Dia da Mãe, temos um bloco especial. As cinco referências são credoras do selo de excelência. Uma edição diversificada, mas que, com toda a certeza, irá ao encontro dos mais variados gostos, sejam eles tradicionais, inovadores ou até mesmo irreverentes. Boas provas.


Grand’Arte Alicante Bouschet Tinto 2017

Lisboa
DFJ Vinhos
Alicante Bouschet
7,95 euros

O experiente enólogo José Neiva Correia assina um Alicante Bouschet extremamente interessante, que honra a casta francesa criada no final do século XIX, tão bem trabalhada na histórica Quinta de Porto Franco. Intenso, aveludado, muito encorpado e saboroso. Preço fantástico para tanta qualidade. As bodas de prata da DFJ Vinhos banhadas a ouro.


Adega Ponte da Barca Branco Loureiro Reserva de Sócios 2018

Vinho Verde
Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez
Loureiro
18,95 euros

A segunda edição confirma o que a estreia já havia revelado. É um daqueles vinhos verdes que eleva a casta Loureiro aos mais altos patamares. Trabalho minucioso da dupla de enólogos José Antas Oliveira e Patrícia Pereira. Elegante, cítrico, floral, mineral. E madeira com conta, peso e medida. Ou mais uma prova de que as adegas cooperativas têm tesouros para competir com os melhores.


Porto dos Santos Tawny 20 anos

Douro
Porto dos Santos
Castas tradicionais do Douro
29,90 euros

A mais recente marca nacional de vinho do Porto quer viajar entre o passado e o futuro desde Celeirós do Douro. Alexandre Botelho enobrece essa secular tradição, preservando um património familiar ímpar. O envelhecimento em cascos de castanheiro é um dos segredos do sucesso. Os apontamentos de especiarias e o sedutor toque agridoce são a cereja em cima do bolo. Clássico e atrevido. Excelente.


Licor Caramelo com Flor de Sal

Portugal
Chocolicor
19 euros (50 cl)

O projeto da duriense (com inspiração francesa) Maria Cristina Jambas, nas Caldas da Rainha, continua a surpreender. E a somar êxitos. Produzido com flor de sal extraída das salinas de Castro Marim, revela, como o nome indica, uma gulosa combinação de caramelo salgado. Sem fuso horário definido, passa com nota alta nas mais diversas missões. No entanto, com gelo e vodka é um cocktail arrasador.


Gin The Wizard Gold

Portugal
Cobalto Douro
Zimbro, Anis, Alecrim, Rosa Vermelha, Rosa Amarela, Açafrão, Hibisco
32,73 euros (50 cl)

A Cobalto Douro orgulha-se de ser a primeira empresa a produzir gin 100% criado no Douro. Mas o produtor de Cambres (Lamego) tem mais motivos para se envaidecer. A combinação dos ingredientes florais com as especiarias resulta num produto final singular. A cor, dourada, oferece-lhe charme. Distinto, requintado, delicado. Cosmopolita.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto