
Para quem gosta de rolar de cabelos ao vento, não dispensa uma boa dose de emoções fortes e receia as duas rodas, o Can-Am Ryker Rally é das melhores opções do mercado.
Foi um ensaio diferente de um veículo completamente fora da caixa, a que não faltou, em tempo de estio, a chuva. E deu para perceber que, em mãos mais experientes, o Ryker Rally é uma fonte de diversão contínua. Mesmo assim, não temos de que nos queixar, que as atravessadelas no piso molhado, fáceis de provocar com os 82 cavalos do motor Rotax 900 cc tricilíndrico, se revelaram perfeitamente controláveis, apesar da caixa de velocidades (de variação contínua), não ser muito pronta a responder neste exercício. E só aqui se nota alguma “preguiça” da caixa, porque o Ryker acelera forte e soa bem, graças a um escape Akrapovic.
Com uma posição de condução baixa e pormenores pouco comuns, como o guiador e pedais reguláveis em alcance, o Ryker obriga a alguma habituação. Para curvar é necessário colocar algum peso nos pulsos e não ter receio de acelerar. Os primeiros quilómetros são feitos a medo, mas depois é só gozo. As sensações são próximas às sentidas numa mota, com a segurança acrescida das três rodas e pneus de dimensões generosas (145/60 R16 à frente e 205/55 R15 atrás). Tem ainda ABS e controlo de tração. Custa 17 950 euros.
- Dimensões
Mede 2,53 metros de comprimento, 1,52 de largura e 1,09 de altura. Pesa 303 quilos e leva 20 litros de gasolina. - Detalhes
O Rally tem jantes reforçadas, pneus de terra, placa de proteção, admissão com pré-filtro, luzes LED e escape Akrapovic. - Versões
O Ryker tem as versões 600 (com motor mais pequeno), a 900 e a Sport.