A pele aveludada e macia é sinónimo de conforto e beleza, mas nem sempre é fácil manter como novo este tipo de calçado. Seguem-se as tendências e as dicas.
A meia-estação é o período do ano predileto para vermos as mais recentes novidades de sapatos em camurça. Com um tempo ameno, e oferecendo este material uma “textura macia e aveludada”, é uma escolha “atraente” para a época. Quem o avança é Carlos Gonçalves, responsável de marketing da Alicouro.
“Apesar de a camurça exigir cuidados específicos e ser mais propensa a manchas, apresenta algumas vantagens, como a aparência, o conforto, a respirabilidade, a durabilidade e a versatilidade.” Sim, porque nem só de calçado clássico se faz esta escolha. As sapatilhas ou os chinelos mais casuais têm sido uma tendência.
Mas como refere o representante da marca portuguesa de calçado especialista em peles, a camurça “pode ser mais difícil de limpar”, por isso “precisa de cuidados diferentes dos que aplicamos noutros tipos de couro”.
O primeiro cuidado, aliás, deve ser evitar que este calçado se molhe, já que “a camurça é um material poroso e absorve facilmente a água, o que pode alterar a sua textura aveludada”. Ainda assim, com a atenção certa, Carlos Gonçalves refere que o calçado em camurça “pode durar vários anos em boas condições”. “Uma dica que deixamos é dar uma segunda vida à camurça danificada. Para tal, podemos ensebá-la, perdendo as características aveludadas e macias, mas permitindo ter um calçado diferente por um custo muito reduzido.”
- Armazenamento
Guarda o calçado em locais frescos e arejados. É recomendável colocar um enchimento de papel ou formas, para que este não deforme. - Tratamento
Um spray de impermeabilização protege o calçado da humidade e previne manchas. Este processo deve ser feito antes da primeira utilização e repetido a cada três meses, ou sempre que necessário. - Limpeza
Para remover a sujidade mais grosseira, usar uma escova de cerdas suaves e especial para camurça. O processo deve ser feito sempre no mesmo sentido. Para limpar manchas mais profundas, pode utilizar-se uma borracha para camurça ou um pano húmido com água fria e sabão natural. É importante deixar o calçado secar por completo, de forma natural, à sombra. - Lavagem
A lavagem não é recomendada para peças em camurça, pois a água pode danificar o material e causar manchas permanentes. Caso a sujidade seja muita, o processo deverá ser realizado por um profissional.