
Usar sabrinas pode transmitir a graciosidade de uma dançarina. Mas usá-las exige um certo tipo de requisitos, se quiser manter a elegância.
Não é novidade que o TikTok fez ressurgir muitas tendências antigas. O que a aplicação faz renascer, as maisons de luxo trazem para as passarelas. E chegou a vez do balletcore. Este estilo, inspirado no ballet e nas bailarinas, faz uso das saias, das polainas e não podiam faltar as ballerinas. O modelo de sapato, eternizado pelo nome de sabrinas, foi muito popular há algumas décadas, mas caiu em desuso. Completamente o oposto do que está a acontecer no momento.
“As ballerinas ficaram eternizadas por terem sido escolhidas por estrelas como Audrey Hepburn e Brigitte Bardot, nos anos 1960, e por Chiara Ferragni e Meghan Markle, celebridades contemporâneas”, afirma Joana Esteves, administradora da marca portuguesa Josefinas, conhecida por ter esses sapatos como símbolo. As ballerinas sempre foram o principal produto da empresa, que deseja “quebrar o paradigma que se impunha de que as mulheres bem-sucedidas apenas calçavam saltos altos”. E que, apesar desta tendência ter passado por “altos e baixos ao longo da história da moda, o consumidor cada vez mais valoriza o conforto aliado à estética”, declara Joana.
Embora as ballerinas sejam muito vistas nas vitrinas das lojas e nos pés das mulheres, o stylist Mário de Carvalho diz que apesar de muito confortáveis, não são versáteis e, por isso, não as usaria no seu trabalho. E há uma simples razão: elas “pedem muito”, ou seja, não são fáceis de conjugar. “É preciso ter muita atenção. Estes sapatos pedem um comprimento de perna à mostra, assim como o peito do pé, para não diminuir a figura de quem os usa”, sublinha. E continua dizendo que a aposta mais segura e acertada para se poder dar uso às ballerinas é conjugá-las com uma saia lápis ou peças de roupa com comprimento acima do joelho.
As dicas estão dadas. Se quer ter uns pés de bailarina, assim como a sua delicadeza, pode apostar nestes sapatos. Os modelos não se diferenciam muito. Quanto às cores, há a possibilidade de um arco-íris. É só deixar um bocado de perna à mostra e arrasar.



