Atualização dos tarifários das operadoras móveis

(Foto: Pexels)

O "Consultório de Finanças Pessoais" desta semana, por Carina Meireles.

Vão existir alterações nos tarifários das telecomunicações. O que devemos saber?
Joana Almeida, pergunta recebida por email

Estamos sem dúvida a iniciar este ano com sucessivos aumentos de preços e chegou a vez das telecomunicações. Devemos ter a informação de que estes aumentos devem ser comunicados aos clientes de forma clara, sendo que as operadoras já estão a informar por carta e via online que o aumento irá ser no máximo e a partir de 1 de março por exemplo de 7,8% sendo esta atualização calculada tendo por base a taxa de inflação, baseada no Índice de Preços no Consumidor referente a 2022, estando também publicado pelo INE, conforme pode constatar nas condições gerais do seu contrato de adesão.

Desta forma, sugiro primeiro que consulte o seu contrato e confirme se tem lá evidenciado uma cláusula que prevê a possibilidade de atualizações no seu contrato, nomeadamente sobre aumentos de preços e confirme a data em que foi informado da alteração imposta que deve ser sempre comunicada com 30 dias de antecedência. Posteriormente pode ligar à sua operadora para perceber, mais em detalhe, qual será o seu aumento e esclarecer todas as dúvidas.

Por exemplo, no caso da Vodafone, os clientes estão a ser informados esta semana de 25 de janeiro e os aumentos irão refletir-se a partir de 1 de março, por isso esteja atento(a).

Uma informação importante foi também disponibilizada pela DECO referindo que “as pessoas em situação de desemprego, doença prolongada ou emigração podem cancelar o contrato com as operadoras, enquanto as famílias com baixos rendimentos ou necessidades sociais especiais podem pedir a tarifa social de Internet”. Por isso, se está em alguma destas situações contacte a sua operadora para saber todas as informações e ficar mais esclarecido(a). Não deixe para depois.

Carina Meireles, especialista em finanças pessoais e empresariais

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde e Finanças pessoais. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].