Aspiradores verticais: os sem fios estão na moda

Leves, práticos, ergonómicos, os aspiradores verticais cabem em qualquer canto

Mais leves, mais potentes e mais atraentes. Os aspiradores deixaram de ser meros eletrodomésticos. Hoje são, mais do que nunca, facilitadores de vida e verdadeiros objetos de consumo.

Não podemos falar de aspiradores sem referir o homem que os tornou mais tecnológicos: Sir James Dyson, designer industrial britânico e fundador da empresa Dyson. Mais conhecido como o inventor do aspirador Dual Cyclone.

A sua carreira no mundo da aspiração começou casualmente em 1979, quando percebeu que o seu aspirador de pó doméstico (um dos melhores do mercado) estava sempre a bloquear. Frustrado, esvaziou-lhe o saco e encontrou de imediato o problema. Uma tampa que bloqueava a entrada de ar, daí a sucção perdida. Porém, a invenção só aconteceu depois de James Dyson se deslocar a uma serralharia, onde reparou que a serragem era removida do ar por grandes ciclones industriais. O seu instinto de engenharia entrou logo em ação. “Será que isso funcionaria numa escala menor?” Mãos à obra. Criou um protótipo de papelão do seu “mini ciclone” e “conectou-o” ao seu falhado aspirador. Não era brilhante, mas acumulou mais pó do que antes. O primeiro aspirador sem saco do Mundo tinha acabado de ser inventado. E este eletrodoméstico começou a mudar radicalmente.

A partir daí, seguiu-se o caminho da tecnologia de vácuo. As baterias fizeram cair os fios. E, como não podia deixar de ser, as marcas começaram a copiar ou a aperfeiçoar o sistema.

Hoje, os aspiradores verticais são uma tendência. Leves, práticos, ergonómicos, cabem em qualquer canto, com um sem-número de funcionalidades, potentes, com baterias cada vez mais autónomas, com alto poder de sucção, bem como designs atraentes, tornaram estes aparelhos facilitadores de vida e por isso verdadeiros objetos de consumo. Ou não fossem a solução ideal para todo o tipo de espaços (casas particulares, escritórios, casas com vários pisos, etc.), mas sobretudo para quem está farto de andar curvado, de enrolar os pés nos fios e de andar a arrastar um mono atrás de si.

No mercado não faltam modelos. Com potências e preços para todos os gostos. Xiaomi, Bosch, Taurus, etc.

Um dos mais desejados é o V15 Detect Absolute da Dyson, cujos testes passou com distinção, segundo a Deco Proteste. O seu motor Hyperdymium é pequeno mas é o segredo da sua alta performance. Possui um detetor de partículas microscópicas que ajuda a verificar se as superfícies ficaram limpas e o som que emite é delicado para os ouvidos – uma característica muito valorizada na hora da compra destes aparelhos.

Dyson V15 Detect Absolute | 749 euros
Rowenta X-Pert Essential 260 | 209,90 euros
H-FREE 100 | 189,99 euros
Xiaomi Vacuum Cleaner G10I | 279,99 euros