Árvore satânica causa polémica em museu dos EUA

A árvore em causa está adornada com luzes vermelhas, cruzes invertidas, pentagramas e vários enfeites com a frase “Hail Santa”

Exposição incluir 66 árvores, todas decoradas de diferentes formas. Mas a do Templo Satânico está a agitar as águas.

O Museu Ferroviário Nacional de Ashwaubenon, no estado americano de Wisconsin, está sob pressão depois de incluir na sua mostra anual uma árvore de Natal pouco ortodoxa. O espaço tem 66 árvores em exibição, mas toda a atenção está voltada para o exemplar do Templo Satânico de Wisconsin, que despertou a ira de um congressista republicano que a apelidou de “propaganda cultural” e “ofensiva”.

A árvore em causa está adornada com luzes vermelhas, cruzes invertidas, pentagramas e vários enfeites com a frase “Hail Santa”. Temos seis grupos de cristãos que se apresentaram com árvores”, disse Jacqueline Frank, responsável pelo espaço.

“Há de tudo. Uma árvore com ferragens, uma árvore de chá, temos uma árvore de Lego…” Assim, acrescentou, “esta é apenas um dos 60 exemplares sem conotações cristãs explícitas”. E como não há nenhuma mensagem de incentivo ao ódio, não viu, nem vê, motivo “para não estarem na exposição”.