App Team 24. Apoio psicológico na palma da mão

Em setembro, a Team24 lançou uma app onde os utilizadores podem conversar com psicólogos em tempo real

App Team 24, dirigida às empresas, permite falar com especialistas em tempo real, realizar videoconsultas e aceder a conteúdos de bem-estar emocional e físico.

Ana Ruivo há muito pensava num projeto assim, mas esbarrava sempre no mesmo obstáculo: “O mercado ainda não estava preparado”. Até que veio a pandemia e o caso virou. “As empresas passaram a estar muito mais sensibilizadas para o tema da saúde mental.” Foi então que Ana, enfermeira com dez anos de prática clínica e formação em Gestão Empresarial, além de vários anos de experiência como gestora de projeto numa clínica de saúde mental, decidiu pôr mãos à obra. Nascia então a Team 24 – primeiro como um projeto corporativo de uma outra empresa, depois totalmente autónoma. De forma sucinta, é uma equipa de psicólogos que está disponível para ajudar os colaboradores das empresas que subscrevem o serviço.

“Desenvolvemos um plano de apoio psicológico e funcionamos numa lógica B2B [de empresa para empresa]”, esclarece a COO da Team 24. “Por um lado, os colaboradores acedem ao serviço de forma gratuita, tratando-se de um importante benefício extra-salarial, por outro ajudam-nos na quebra do estigma da saúde mental.”

Ana Ruivo, formada em Enfermagem e Gestão Empresarial, é cofundadora e Chief Operating Officer (COO) da Team 24

Em setembro, a Team24 lançou até uma ferramenta digital que pretende facilitar o acesso aos vários serviços. Trata-se de uma app onde os utilizadores podem conversar com psicólogos em tempo real – seja por chat ou telefone -, realizar videoconsultas, aceder a conteúdos que visam a promoção do bem-estar psicológico, físico e emocional ou até registar o estado de humor diário.

Serviços que, garante Ana Ruivo, têm um alcance mais amplo. “Nalguns casos, acabamos por prestar primeiros socorros psicológicos, noutros por encaminhar para um acompanhamento mais contínuo.” Noutros ainda, imaginando, por exemplo, um caso em que um “team leader” assume uma postura mais problemática, a equipa da Team 24 entra em contacto com a própria empresa, numa tentativa de trabalhar uma solução. Sempre garantindo a confidencialidade do trabalhador.