Após anos enjaulada, chimpanzé vê o céu pela primeira vez

A expressão captada é um misto de admiração e encantamento

A chimpanzé Vanilla, que passou a toda a vida presa numa jaula, vivenciou a liberdade pela primeira vez e existe um vídeo comovente que mostra esse dia.

Um vídeo comovente capturou a primeira vez que Vanilla, uma chimpanzé que sobreviveu a 29 anos enjaulada no Laboratório de Medicina Experimental e Cirurgia em Primatas (LEMSIP) de Nova Iorque, viu o céu sem grades.

As imagens são de 2022, mas só agora o santuário Save the Chimps, em Fort Pierce, na Flórida (EUA), especializado em cuidar de primatas, divulgou o vídeo, no simpósio da American Society of Primatologists, em que se vê a chegada de Vanilla à sua atual morada.

Desde que nasceu, o animal foi mantido em cativeiro. Foram anos entre uma jaula de 1,5 metros quadrados e um recinto do tamanho de uma garagem.

Só no ano passado foi acolhida no santuário. Na gravação em que vê o céu aberto, pela primeira vez na vida, gravado pela própria ONG, é possível observar a chimpanzé a ser saudada com um grande abraço pelo macho alfa Dwight e, imediatamente a seguir, olha para o céu.

A expressão captada é um misto de admiração e encantamento. Em seguida, vai caminhando e fazendo paragens enquanto contempla a liberdade.