Publicidade Continue a leitura a seguir

Almofadas, aliadas para noites bem dormidas

Para quem gosta de dormir de lado, as almofadas viscoelásticas são as mais adequadas

Publicidade Continue a leitura a seguir

Almofadas anatómicas, viscoelásticas ou com aromas relaxantes destacam-se no mercado, mas o mais indicado é experimentar a que melhor se adapta aos seus hábitos.

Uma boa noite de sono é fundamental para revigorar e melhorar o metabolismo, além de prevenir doenças crónicas, por isso é importante apostar num bom colchão e na almofada adequada. O que pode não ser fácil, pois há imensas opções no mercado.

Fisioterapeuta de profissão, Nuno Lobo Ribeiro tem vários pacientes que o questionam sobre a melhor almofada para dormir. “O que digo aos meus doentes é que devem experimentar. Podemos teorizar as coisas mas, sinceramente, cada um deve ver com o que sente melhor”, explica. Para ele, “a almofada não deve ser muito alta nem muito baixa”, mas como “há diferentes materiais para a mesma altura e dimensão” cada um deve testar para ver com qual se sente melhor.

Os especialistas lembram que a melhor almofada para um pode não ser a ideal para o outro. Marca nacional de referência, a Colunex promove mesmo a experimentação nas várias lojas que tem no país, apesar de apostar também na venda online. A marketing manager, Francisca Santos, nota que, “com a pandemia, as pessoas perceberam que o que tinham em casa, se calhar, não era o melhor para elas”, o que se refletiu no aumento da procura por boas almofadas.

Para quem gosta de dormir de lado, as almofadas viscoelásticas, que suportem a cabeça, o pescoço e, ao mesmo tempo, que sejam confortáveis para os ombros, são as mais adequadas. Neste caso, “a almofada deverá ocupar o espaço entre a orelha e o ombro, mantendo assim a coluna cervical alinhada com o corpo”, aconselha o osteopata Filipe Gonçalves.

Quando é de barriga para cima que se passam as noites, o melhor é ter uma almofada cervical média em tamanho e em firmeza, de preferência com espuma de memória. Já para quem não pára quieto entre sonhos, uma almofada ergonómica é a melhor aliada.

No caso da Colunex, a best-seller continua a ser a almofada anatómica, que “que muita gente chama de almofada dos feijões ou a almofada das bolinhas”. “A particularidade é que vai acompanhando os movimentos e os contornos do pescoço. Além disso, é uma almofada superfresca. Por ter minitubos a pessoa não tem aquela sensação de cabeça quente quando está a dormir”, pormenoriza Francisca Santos, apontando-a como “a mais transversal, que acaba por se adaptar a praticamente todas as pessoas, a não ser que tenham alguma patologia particular”.

Segundo Filipe Gonçalves, “a posição menos aconselhável (para dormir) é a de bruços pois obriga sempre a uma rotação da cabeça – rotação que já não acontece se dormirmos de costas ou de lado”. Dessa forma, é mais complicado acertar na almofada.

Atualmente, somam-se opções com aromaterapia – diferentes aromas relaxantes – em consonância com uma das tendências de decoração para 2023. Sem anularem as características técnicas que promovem um bom descanso.

Colmol | Almofada viscoelástica de aromaterapia | 118 euros
Colunex | Almofada Feelfresh Mix | 120 euros
Emma | Almofada Diamond | 99,90 euros