Publicidade Continue a leitura a seguir

A “Obra-Prima de Portugal” foi encontrada. E fica no norte do país

(Foto: João Amorim)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Douro Vinhateiro ganhou o primeiro lugar. Cante Alentejano e a Aldeia Histórica de Piódão ficaram no topo da lista dos mais votados.

O desafio “A Obra-Prima de Portugal” lançado aos dois fotógrafos portugueses pela Xiaomi, e que tinha como objetivo promover as maravilhas do país está concluído.

Das paisagens, à comida, à arquitetura e outras referências históricas e culturais, os fotógrafos portugueses João Amorim e de João Bernardino tinha como meta visioná-las na sua própria linguagem visual.

O itinerário começou em Aveiro e seguiu até terras madeirenses. Vários pontos do país foram paragem obrigatória como Barcelos, o Douro Vinhateiro, a Serra da Freita e muitos outros. A Azulejaria Portuguesa, a Arte Xávega e o Cante Alentejano não ficaram fora da lista.

Douro Vinhateiro (Foto: João Amorim)

Os dois fotógrafos correram o país em busca da obra-prima de Portugal. De norte a sul, no continente e nas ilhas, por paisagens, monumentos, gastronomia e referências históricas e culturais. E encontraram. Através das lentes dos telemóveis de João Amorim e de João Bernardino, as fotografias do Douro Vinhateiro captaram atenções e ganharam os corações das pessoas que votaram.

As imagens dos extensos campos de vinhas intensamente trabalhados foram as preferidas do público, que ficou rendido às paisagens nortenhas. Os fotógrafos seguiram o mesmo caminho. “O Douro Vinhateiro é um excelente vencedor. Uma região a que volto sempre com um misto de admiração e permanente surpresa”, afirma João Bernardino. João Amorim concorda, “o Douro é uma obra-prima completa. Não há lugar como este”.

Douro Vinhateiro (Foto: João Bernardino)

O itinerário desta aventura foi extenso, recheado com os melhores cantos do país. Iniciou em Matosinhos e terminou na Madeira. Passaram pela Serra da Estrela, pela Costa Vicentina, por Castelo de Vide e Marvão e por muitos outros lugares.

O segundo lugar migrou para sul, para o Cante Alentejano. Mais a centro do mapa, a Aldeia Histórica de Piódão ganhou o terceiro lugar do pódio.