A coleção “infinita” da Benetton, uma marca cujo legado não tem fim

A apresentação da coleção outono-inverno 2023/2024 da marca italiana aconteceu durante a Semana da Moda de Milão

Sob a direção criativa de Andrea Incontri, a United Colors of Benetton apresentou em Milão as novas propostas de outono-inverno, que põem em evidência a democratização da moda.

Sábado, 25 de fevereiro, Museo della Permanente, Itália. Na altura em que decorria a Semana da Moda de Milão, foi todo de preto, a contrastar com a paleta colorida com que a United Colors of Benetton nos presenteia desde 1965, que o novo diretor criativo da marca italiana, Andrea Incontri, apresentou a coleção outono-inverno 2023/2024.

O designer, que se diz “um contador de histórias de design, arte e moda”, reconhece que procura, sobretudo, conceber peças que sejam compreendidas pelas pessoas. Andrea destaca dois fatores cruciais à produção, “o material e a vestibilidade”, que se refletem na qualidade do produto e numa moda democrática, ou não estivesse a Benetton presente nos cinco continentes. Infinity foi o nome escolhido para a coleção, precisamente porque o criador procurou conceber um “projeto 360º que fala a diferentes gerações” e a todos os tipos de mulheres.

O diretor criativo da marca italiana, Andrea Incontri

Manequins masculinos e femininos, numa tentativa de desconstrução dos estereótipos de género, desfilaram as criações de Incontri, nomeadamente malhas, macacões, jaquetas em tweed, fatos com círculos que geram ilusões de ótica e peças em vinil. Elementos vitorianos, como a flor, o cogumelo e o coelho, presentes nos jacquards, surgiram a par de outros que remetem para o passado, como as toucas e os lenços amarrados na cabeça.

Destaque para os materiais usados, entre os quais fibras naturais, como a lã, obtida da “tosquia ecológica” e usada em sobretudos, acessórios e sapatos, e materiais sintéticos, que substituem a pele, em saias, calças e casacos. “A cor significa sentimento, alegria e pertença. A cor dá vida aos sonhos”, ressalva o criador, que entre looks monocromáticos e visuais com tonalidades complementares, faz uso de cores como verde, rosa, lilás e cinzento metalizado. Na passarela forrada a espelhos, as propostas desfilaram sob o olhar atento de figuras de destaque do mundo da moda, como a editora da “Vogue” Japão, Anna dello Russo, e as influencers Chiara Ferragni e Olivia Palermo.