9 de abril de 1959. Os Mercury Seven da NASA

Os sete fantásticos da NASA foram anunciados publicamente a 9 de abril de 1959, há precisamente 64 anos

A rubrica "Máquina do Tempo" desta semana recorda que os sete primeiros astronautas da NASA foram anunciados publicamente há 64 anos.

Walter M. Wally Schirra, Donald K. Deke Slayton, John H. Glenn, Jr., Scott Carpenter (da esquerda para a direita, à frente), Alan B. Shepard, Virgil I. Gus Grissom, e L. Gordon Cooper, Jr. (atrás).

Os Mercury Seven, também conhecidos como os Sete Originais, foram os astronautas selecionados pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) para integrarem o programa espacial dos Estados Unidos e participarem na fase tripulada do Projeto Mercury. Foram os primeiros astronautas dos Estados Unidos da América e pilotaram todas as missões tripuladas do Projeto Mercury, entre maio de 1961 e maio de 1963.

Os sete fantásticos foram anunciados publicamente a 9 de abril de 1959, há precisamente 64 anos. Tudo começou na competição espacial entre América e URSS. Um criterioso processo seletivo elegeu, de entre 110 militares que atuavam como pilotos de teste, sete americanos para serem treinados para sair da Terra.

O Projeto Mercury, iniciado em 1958, tinha como missão levar os EUA ao espaço – o que aconteceu menos de um mês após o voo do soviético Yuri Gagarin, que orbitou o Planeta durante 108 minutos a bordo da nave Vostok.

Aqueles que permitiram aos EUA superar a União Soviética ainda hoje são considerados heróis nacionais.