4 de junho de 1896: Henry Ford conclui o seu Quadriciclo

O Quadriciclo original está estacionado no Museu Henry Ford, em Dearborn, no Michigan

A rubrica "Máquina do Tempo" desta semana recorda o test-drive do Quadriciclo de Henry Ford, que na altura chegou a andar a uma velocidade de 32 quilómetros por hora.

A 4 de junho de 1896, há precisamente 127 anos, Henry Ford, com apenas 32 anos, deu os últimos retoques num peculiar engenho, na pequena oficina que tinha atrás da sua casa, na 58 Bagley Avenue, Detroit, onde agora fica o Edifício Michigan, EUA. Nem ele sabia que o test drive do seu primeiro motor movido a etanol puro ficaria para a história.

Montado num carro com quadro simples, motor de dois cilindros, quatro cavalos de potência, quatro rodas de bicicleta e duas velocidades, pôs-se a caminho de um longo sucesso. Naquele dia chegou aos 32 km/hora. O veículo não tinha marcha-atrás.

Após dois anos de experiências, correu bem. O Quadriciclo, como lhe chamou, uma inspiração para o popular Ford T, prosperou. Os primeiros foram construídos à mão, um por um, eram caros. As máquinas eram vistas como brinquedos para os ricos.

Em todo o caso, a invenção marcou uma importante inovação como um proto-automóvel que lançaria as bases para o futuro, com projetos mais práticos.

Foi a primeira criação daquilo que viria a ser um grande império. E que incentivou as aspirações automobilísticas de Henry Ford, levando-o sete anos depois à fundação da Ford Motor Company.

O Quadriciclo original está estacionado no Museu Henry Ford, em Dearborn, no Michigan. Continua a ser um invento e tanto.