Vítor Fernandes: voar alto até ao 6º piso da Google em Nova Iorque

Deixou Braga aos 24 anos e esteve na República Checa e na Irlanda antes de viver onde sempre sonhou. Em miúdo, queria ser cientista.

Quando era pequeno, desmontava brinquedos para ver como funcionavam por dentro, retirava-lhes motores e peças para construir outros objetos. Inventava, sentia-se um engenhocas, queria ser cientista. “O meu percurso não foi nada ortodoxo”, avisa, para início de conversa. Aos 16 anos, nas madrugadas e fins de semana, era ajudante de padeiro. Fez-se cedo à vida, era preciso pagar estudos e despesas, trabalhou também em lojas de roupa. Foi o primeiro da família numerosa a entrar na universidade. Tirou o curso de Relações Internacionais na Universidade do Minho, seguiu para o mestrado em Gestão, pelo meio sentiu dificuldade em arranjar emprego. “Tinha o bichinho de ir para o estrangeiro”, confessa. Fez contactos, arrumou as malas, partiu de Braga.

Aos 24 anos, estava em Brno, segunda maior cidade da República Checa, pronto para entrar na IBM como help desk, no apoio aos clientes. “Sempre tive interesse pela tecnologia”, conta. Subiu a gestor de projetos, entretanto acabou o mestrado com uma tese focada no papel das redes sociais no marketing internacional, quando essa realidade ainda estava no início. Com um estudo de caso, acabaria por ser publicada em livro, hoje à venda na Amazon. Apaixonou-se por uma romena, colega da IBM. Três anos depois, voaram juntos para Dublin.

Vítor Fernandes começou a trabalhar na Google da Irlanda, a segunda maior da Europa, novamente entre projetos, programas e lançamentos para os mercados da América Latina. Três anos depois, mais uma mudança. “Sempre tive a ideia de viver em Nova Iorque, era um sonho ter essa experiência”, lembra. “Cresci a ver séries e filmes americanos, a ouvir música, sempre gostei muito dessa cultura.” Sonho concretizado. Viver na cidade que nunca dorme é outra coisa. “Temos de tudo, é tão diversa.”

Vítor é gestor de projetos na Google em Nova Iorque, o segundo maior polo da empresa nos Estados Unidos, a seguir a Silicon Valley. Gere uma equipa que faz testes de produtos da Google Assistant. Trabalha no sexto piso do edifício com 16 andares, mais de dez mil funcionários de várias nacionalidades, com acesso a spa, sala de jogos, seis restaurantes temáticos. Um outro modo de trabalhar. “As expectativas são completamente diferentes do que se estivesse em Portugal”, comenta. Os erros fazem parte do processo, da aprendizagem, é resolver e seguir em frente. “Temos muita independência”, garante. Viaja em trabalho, já esteve em Zurique, Paris, Silicon Valley. E viaja em lazer, uma das suas maiores paixões. Conhecer Mundo, conhecer culturas.

Morou em Manhattan e em Brooklyn, está agora em Jersey City. O plano passa por regressar a Portugal antes de o filho, que acaba de fazer um ano, entrar na escola. “Tenho aquelas saudades da Europa e de casa.”

Vítor Fernandes
Localização: Nova Iorque, Estados Unidos 40º42’51’’ N 74º00’21’’ O (GMT-4)
Profissão: Gestor de projetos da Google
Idade: 33 anos