Vinhos que são bons amigos da lampreia

Não faltam alternativas para acompanhar lampreia (Foto: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens)

Em tempo de tão especial iguaria, nada melhor do que revelar cinco vinhos que merecem sentar-se à mesma mesa da lampreia.

Para apreciadores tradicionais, o Vinhão do Vinho Verde sobe ao palco e confirma esse nobre estatuto, até porque, com o passar dos anos, foi trilhando novos caminhos e revelando facetas desconhecidas. No entanto, não faltam alternativas para acompanhar um peixe capaz de gerar igual número de amores e desamores. Neste Bloco de Notas, dois tintos do Douro que, dada a polivalência, complexidade, volume, acidez e teor de taninos, harmonizam na perfeição com a lampreia. Bom apetite!


Madrinha Grande Escolha 2020

Vinho Verde
Margarida Vasconcelos & Leites
Vinhão
8,50 euros

É, seguramente, um dos mais tradicionais verdes tintos. A experiência de século e meio de atividade da Adega dos Leões, produtor da sub-região de Basto, é sublinhada na plenitude da tipicidade. Cor, cerrada, nariz, frutado, e boca, com final longo, revelam uma personalidade viva, cativante. À (boa) moda antiga.


Restrito Tinto Colheita 2017


Douro
Restrito
Touriga-nacional, touriga-franca e tinta roriz
8,50 euros

O projeto, iniciado em 2006, continua a somar êxitos. E este tinto é um belíssimo exemplo. Os seis meses em madeira proporcionaram-lhe elegância e equilíbrio. De cor grená e boa estrutura, o aroma a frutos vermelhos – com ligeiros apontamentos tostados – destaca-se. A polivalência gastronómica é trunfo, amplamente superado quando acompanha lampreia.


Via Latina Vinhão Grande Reserva 2019


Vinho Verde
Vercoope
Vinhão
9,90 euros

Um belo exemplar de um clássico verde tinto muito bem trabalhado e onde o estágio (quatro meses em carvalho americano e seis meses em garrafa) assume protagonismo. Mas é o equilíbrio de todas as parcelas que lhe confere delicadeza e caráter. E lhe atribui nota alta. Excelente acidez, cor arroxeada, frutado (ameixa preta) e final delicado, com muito sabor.


De Rua Reserva Tinto 2018

Douro
Tulha & Ribeiro
Touriga-nacional, touriga-franca e tinta amarela
16,90 euros

As especiarias destacam-se num tinto que não esconde de onde vem (sub-região Cima Corgo) nem para onde vai – a polivalência de harmonizações encanta “gregos e troianos”. O teor dos taninos complementa essa irreverência aromática, que tão bem coabita com fruta vermelha e apontamentos florais. Um ano em carvalho francês encerrou um ciclo que conhece todo o esplendor quando servido ligeiramente fresco.


Fedelho 2021

Vinho Verde
Adega Cooperativa Ponte da Barca e Arcos de Valdevez
Vinhão
5,90 euros

O Vinhão Premium de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez merece redobrados elogios. Pela forma como respeita a tradição e pela modernidade com que se apresenta, cativando, ano após ano, mais apreciadores. De cepas velhas nasce um verde tinto fresco, com muita fruta e de cor intensa. Apesar de ser o “primeiro do ano”, lançado menos de dois meses depois da colheita, revela-se macio e redondo.


* Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto