Vestidos compridos, com brilhos e transparências

Entre modelos mais discretos ou arrojados, o importante, dizem estes profissionais é “comprar nacional (Foto: Pexels)

O calor vai-se aos poucos, mas o estilo fica. E os vestidos continuam a ser um dos maiores aliados femininos, seja qual for a ocasião. A NM esteve à conversa com três estilistas que dão palpites sobre o que vai realmente marcar a estação.

Está de regresso a estação que obriga a um agasalho extra, mas ainda assim, há quem não abdique de um bom vestido. Apesar do tempo estar mais fresco, continuam a ser peça indispensável para uma ocasião festiva, mas não só.

“Há uma apetência muito grande por vestidos longos, de corte prático, mas que podem ser transversais tanto ao uso diário, como utilizados em ocasiões especiais”, afirma Luís Buchinho. O designer destaca a silhueta que se quer “fluida e confortável”, com mangas volumosas e cores vivas que alegram cada vez mais as estações frias. Não esquecendo que deste lote fazem parte os estampados gigantes.

A juntar às sugestões já mencionadas entram as escolhas de Anabela Baldaque, realçando os vestidos com “cortes assimétricos e ombros bem marcados”. Este ano, os tecidos com “texturas, rendas, malhas metálicas e impermeáveis” estão em evidência, com forte destaque para os drapeados, característica que segundo a estilista diferenciam estes modelos da coleção anterior.

Por oposição, os vestidos arrojados e atrevidos serão a assinatura de Micaela Oliveira por refletirem a personalidade da mulher atual, que se apresenta “empoderada, que causa impacto e não tem receio de arriscar. Uma mulher que assume a sua beleza interior e singular e a deixa brilhar”. Transparências, cor e brilho, tudo conjugado com um corte atraente e sensual, serão a imagem de marca da coleção da estilista trofense. O preto mantém-se como a cor clássica “realçando a silhueta feminina, sempre com a mesma elegância e charme”.

Como conjugar um bom look?

Um vestido pode ser uma peça extremamente versátil, quando bem conjugada. Neste aspeto, destacam-se os acessórios: brincos, colares, lenços, cintos, chapéus ou gargantilhas e o calçado, sejam com saltos ou rasos, que podem conferir um mundo de possibilidades. Luís Buchinho sugere conjugar um “total look de cor”, que é igualmente uma fórmula que enaltece e alonga a silhueta. Anabela Baldaque vai mais longe e arrisca a junção de vestidos com calças: “É a novidade desta estação. Só serão utilizadas por quem gosta de ter uma atitude mais afirmativa e dinâmica”. Por fim, Micaela Oliveira une o estilo clássico ao descontraído e deixa como sugestão os “casacos oversize com vestidos ou saias de brilho”.

Entre modelos mais discretos ou arrojados, o importante, dizem estes profissionais é “comprar nacional”.

Micaela Oliveira | 1199 euros
Desigual | 99,95 euros
Mango | 29,99 euros
Morgan | 60 euros
Zara | 39,95 euros