
Remetem para o século passado e são tendência desta estação. Os vestidos com franjas conferem movimento e sensualidade até em looks casuais.
Estamos nos anos 20 do século XXI, mas a moda foi ao baú e reciclou referências de outros tempos para a atualidade. Os vestidos com franjas saem à rua em visuais elegantes e também atrevidos. Assim anteciparam as influenciadoras nas redes sociais e confirmaram as marcas, colocando-os na moda esta estação.
“As franjas estão a usar-se muito, principalmente em ocasiões festivas, com inspiração nos anos 1920 e as festas de Gatsby”, reconhece o designer Gio Rodrigues. No rol de escolhas, como sublinha o criador, há sugestões “com ou sem brilhantes”, mais ou menos discretas, tornando os vestidos com franjas “a peça da estação”.
No ateliê do designer, no Porto, são feitos à medida e ao gosto da cliente, mas são muitas as lojas com presença físicas e online que oferecem propostas já prontas e em cores mais sóbrias, como o preto, ou em tons vibrantes, com o amarelo e o azul a destacarem-se.
Gio Rodrigues nota ainda que a fluidez das franjas confere a movimento e “dá sensualidade ao andar da mulher e, ao mesmo tempo, encobre imperfeições e até algum excesso de peso que se queira disfarçar”.
A maioria dos modelos remete para ambientes chiques, mas o gosto individual e a forma como se combina roupa, calçado e acessórios é que traduzirá o resultado final.
Além disso, as franjas podem surgir apenas como pormenor e também há vestidos de linhas mais descontraídas, que se combinam com botas ou sapatos de salto raso, agora sem ser ao passo do charleston.









