
Só com fruta ou com leite e iogurte à mistura, não faltam utensílios para fazer gelados saudáveis em casa. Arsenal inclui máquinas ou formas que se levam ao congelador.
Sabem bem o ano inteiro, mas no verão ou quando o calor aperta os gelados apetecem ainda mais. O ideal é ter opções que não pesem muito na balança e estejam sempre à mão. Para apostar em produções caseiras, é preciso a ajuda de máquinas próprias ou tão só de formas que se levam ao congelador.
Há ideias que agradam a miúdos e graúdos, além de serem saudáveis. Para um sorvete a gosto e fresco basta juntar os ingredientes certos: fruta, água (ou água de coco), mas também iogurte ou leite ou bebidas vegetais.
A vantagem de se fazer gelados e sorvetes em casa é que se pode “controlar os ingredientes e também a doçura e a gordura”, como nota o nutricionista António Conde. Sem conservantes, corantes ou adoçantes artificiais, as receitas são mais saudáveis, prontas a refrescar quando o calor aperta ou a gula apelar. Como exemplo, sugere congelar banana, que depois se passa com a varinha, juntar a seguir frutos secos, triturar tudo e voltar a congelar, podendo juntar-se um pouco de iogurte natural para ficar mais cremoso. Dica anotada, é só pôr em prática e saborear.








