Urso-polar pede ajuda a moradores após prender a língua numa lata de leite condensado

O objeto só foi retirado da boca do animal com a chegada de uma equipa de veterinários especialistas

Alguns moradores da região russa ainda tentaram ajudar o animal, mas foi necessária a intervenção de especialistas.

Um urso-polar aproximou-se de alguns habitantes de Dikson, na Rússia, depois de ficar com uma lata de leite condensado presa na língua. O animal rondou a área externa de uma casa à procura de auxílio e, pela janela, um morador tentou retirar o objeto. No entanto, como a tampa estava presa à língua, o homem optou por não puxar a lata com recurso à força, já que seria doloroso para o urso.

O objeto só foi retirado da boca do animal com a chegada de uma equipa de veterinários especialistas, que viajou cerca de três mil quilómetros para chegar ao local e salvar o urso. A equipa do jardim zoológico de Moscovo conseguiu sedá-lo com uma injeção e dessa forma remover a peça metálica, tendo sido necessário fazer o curativo de vários cortes na língua.

Depois do resgate, o animal, com cerca de dois anos e 90 kg, ficou em observação por alguns dias para recuperar da anestesia. Vai ser libertado juntamente com 50 kg de peixe para ajudar a recuperar algum peso. Vários especialistas já alertaram que os ursos-polares estão cada vez mais a recorrer ao lixo produzido pelos humanos para saciar a fome, à medida que o seu habitat desaparece devido às alterações climáticas.